07 de fevereiro de 2017

Moschini explica como é feito o 'teste do cotonete' em gestantes

Vereador concedeu entrevista ao programa "Primeiro Tempo" desta segunda-feira.

Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918

Médico obstetra, o vereador Ronaldo Moschini (PPS) destacou a importância da realização do "teste do cotonete", que desde o ano passado se tornou obrigatório em Piracicaba, graças a projeto de sua autoria aprovado pela Câmara.

"O teste é feito em todas as gestantes, pacientes do SUS ou conveniadas, entre a 35ª e a 37ª semana de gestação. A mãe deve procurar qualquer laboratório da cidade, onde serão coletadas da região do ânus ou da entrada da vagina, com um cotonete, células para que seja feita a pesquisa do streptococcus do grupo B."

"Se der positivo, significa que, no parto, será feito um soro com antibiótico específico, que diminui muito a chance da transmissão da mãe para o filho dessa bacteria, que é nociva e pode trazer sérios problemas ao recém-nascido", explicou Moschini, em entrevista ao programa "Primeiro Tempo", da TV Câmara, levado ao ar nesta segunda-feira (6).

Filmagem: Emerson Pigosso - MTB 36.356