PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 1 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE JUNHO DE 2021

Moção reconhece trabalhos da Santa Casa no combate à Covid-19


Autoria é do vereador Laércio Trevisan Junior.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Moção de aplausos tem como autor o vereador Laércio Trevisan Junior






A Câmara aprovou, nesta segunda-feira (7), na 16ª reunião ordinária, a moção de aplausos 113/2021, de autoria do vereador Laércio Trevisan Junior (PL), em reconhecimento aos serviços prestados pela Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba no combate ao novo coronavírus.

No texto, o parlamentar destaca que, desde o início da pandemia, o hospital vem desenvolvendo "inúmeros trabalhos e ações" para o combate da Covid-19, como a implementação de protocolo para identificar casos suspeitos, em ação que segue os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a prevenção da doença nas dependências do hospital.

Trevisan, que teve Covid-19 e precisou ser internado, ressalta a atuação dos profissionais do serviço social como elo do paciente junto ao hospital, à família, à comunidade e à equipe multidisciplinar de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, médicos e nutricionistas. Ele também enaltece o trabalho realizado pelas equipes da linha de frente.

"Gostaria de agradecer e parabenizar o trabalho feito por toda a equipe do hospital, principalmente ao médico Hamilton Bonilha. Sou um sobrevivente de uma Covid grave. Deixo aqui o meu reconhecimento aos profissionais da Santa Casa de Piracicaba", destacou o vereador, em fala durante a reunião ordinária.

Em apoio, a vereadora Rai de Almeida (PT) falou da importância dos profissionais da saúde no atual contexto de pandemia. "A exemplo do atendimento dispensado ao vereador durante essa doença, que não é fácil, o sentimento [de gratidão] é para todas as pessoas que estão se dedicando na defesa da vida", ressaltou.

Trevisan destaca que a Santa Casa registra mais de 5 mil pacientes recuperados da Covid-19 na instituição. Eles estão entre as cerca de 13 mil pessoas que passaram pelo hospital desde o início da pandemia, em março de 2020, com suspeita ou confirmação da doença. Desse total, até o último dia 2, 7.460 casos foram descartados, 5.307 testaram positivo, 191 foram a óbito, 42 estavam sob análise e 36 pacientes estavam internados.

A moção de aplausos será entregue ao provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, e à administradora do hospital, Vanda de Carvalho Petean. A homenagem cita nominalmente a equipe médica, formada pelos médicos Rafael Tinelli, Alex Gonçalves, Luciana Forte, Percy Bertolini Filho e Hamilton Bonilha de Moraes; pelos enfermeiros Gisele Vilarinho (coordenadora da UTI de Covid-19), Ane Caroline Pereira dos Santos, Rosimar Aparecida Viana Nuccitelli, Ana Carolina Paixão, Rogério Milito e Viviane Angélica Pereira da Silva; pelos técnicos de enfermagem João Henrique Martins, Denise Paula da Silva Costa e Carla Júlia Faustino Santos; pelos fisioterapeutas Charlene Fátima do Carmo e Juary Santos Rocha; pela gestora do cuidado e enfermeira Denise Lutenschlaeger; pelo diretor clínico André Luis Gervatoski Lourenço; e pelo diretor técnico Ruy Nogueira Costa Filho.

A Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba foi fundada em 25 de dezembro de 1854 pelo comerciante português José Pinto de Almeida e é uma das instituições de saúde mais tradicionais do Brasil, constituindo uma das estruturas mais consolidadas do sistema de hospitais de misericórdia, tradição portuguesa trazida ao Brasil pelos jesuítas e que deu início à história da atenção hospitalar à época da colonização e durante o Império.



Texto:  Pedro Paulo Martins
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas