PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE ABRIL DE 2021

Moção pede abertura de comércio “com máxima urgência”


Propositura foi apresentada pelo vereador Fabrício Polezi (Patriota) e aprovado na Câmara nesta quinta-feira (8).



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução





Protocolada pelo vereador Fabrício Polezi (Patriota), a moção de apelo 53/2021 pede ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, a “liberação das atividades do comércio com a máxima urgência”. No texto aprovado nesta quinta-feira (8), ele defende que a proposta deve ser “caracterizada dentro do plano São Paulo, competindo ao Município a autonomia e responsabilidade”, adverte. 

Para justificar o pedido, o parlamentar diz que “a OMS (Organização Mundial Saúde) condena o lockdown” e argumenta que a medida de restrição na circulação de pessoas “não salva vidas e faz os pobres muito mais pobres”. Polezi ainda considera que a OMS “alertou os líderes contra confiar no lockdown para combater os surtos, após ter ditto que os países deveriam ter cuidado na reabertura”.

O vereador cobra ainda que o Governo do Estado de São Paulo deve estar comprometido em atender aos interesses da população, “principalmente da população de menor renda e os mais vulneráveis aos efeitos da pandemia”. Ele avalia que o governo paulista errou na decisão de retroagir todo o Estado à fase vermelha. “Estas tais alterações irão gerar enormes prejuízos à população e aos segmentos econômicos impactados com a medida”, aponta.

Favoráveis à proposta de Polezi, os vereadores Paulo Campos (Podemos) e Cássio Luiz Barbosa, o Cássio “Fala Pira” (PL), defenderam medidas que contribuem na retomada da atividade econômica do Município. “Eu acho que o prefeito deve estar o horário de delivery até às 22h, já que, atualmente, é das 18h às 20h”, disse Campos. “Atrás dos comerciante, tem uma família”, aponta Cássio Luiz. 

A moção foi aprovada com dois votos contrários. Um destes votos contra a moção foi o da vereadora Rai de Almeida. “Não é responsabilidade do prefeito, dos governantes locais e estaduais (em amenizar a situação dos comerciantes), a responsabilidade é do senhor presidente. Essa bagunça que está no país é que não tem gestão nacional e o auxílio emergencial não é suficiente”, disse. 

Parlamentares que defenderam a moção destacaram que a propositura é voltada a ver os problemas da cidade. “Esquece o (presidente Jair) Bolsonaro”, argumentou Polei. “A má gestão é do prefeito”, apontou Campos. “São todos os governantes que precisam ser cobrados, não somente o presidente”, destacou Cassio Luiz. 

O vereador André Bandeira (PSDB) disse que foi eleito para defender os direitos da população de Piracicaba. “Não é competência do Legislativo uma lei para abrir o comércio, mas os estabelecimentos estão quebrando, daqui a pouco a situação vai ficar pior”, destacou.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Fabricio Polezi

Notícias relacionadas