09 de setembro de 2025
Moção parabeniza Avistar pelos 20 anos de fundação
A Avistar tem como missão a inclusão das pessoas com deficiência visual
A Câmara Municipal de Piracicaba entregou, durante a 48ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (8), a moção nº 109/2025, de autoria do vereador Ary Pedroso Jr. (PL), de aplausos pelo aniversário de 20 anos de fundação da Avistar (Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba). A homenagem foi entregue pelo autor à presidente da entidade, Maria José Belloni Felipe, e ao vice-presidente, Romualdo Crepaldi.
A Avistar é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e tem como missão a inclusão da pessoa com deficiência visual e de suas famílias à sociedade. “São 20 anos fazendo o bem, 20 anos ajudando famílias, 20 anos incluindo pessoas com deficiência e isso não é para qualquer instituição”, destacou o vereador Ary Pedroso Jr. “Para isso requer determinação, paciência, resiliência e não é fácil”.
“Esta homenagem aumenta a nossa responsabilidade, fazendo com que cada vez mais a gente procure excelência no nosso atendimento”, salientou a presidente da entidade. “Quero agradecer a todos que passaram pela Avistar durante esses 20 anos, os sócios fundadores, que foram extremamente corajosos em lançar uma instituição sem fins lucrativos, com essa finalidade”. Ela agradeceu ainda à diretoria, funcionários, voluntários, usuários e famílias.
O vice-presidente lembrou de sua história com a entidade e ressaltou o atendimento que recebeu desde que chegou à Avistar, da qual atualmente faz parte da diretoria.
Fundada em 5 de julho de 2005, a associação surgiu através da união de um grupo de profissionais que prestavam serviços a pessoas com deficiência visual nas atividades de Braille, artesanatos, informática entre outras. A entidade está localizada em sede própria na avenida Antonia Pazzinato Sturion nº 830, bairro Jardim Petrópolis e atualmente conta com nove colaboradores e 10 voluntários. É mantida através de parcerias com o Poder Público e privado, promoção de eventos como jantares, cafés beneficentes, sócios contribuintes e da sociedade em geral e do Programa Nota Fiscal Paulista.
Atualmente, são atendidos na sede da entidade 60 pessoas com deficiência visual, nas áreas de pedagogia, psicologia, assistência social, inclusão digital, karatê, ioga e outros. E mais 40 pacientes recebem o acompanhamento em suas residências através do Programa de Habitação e Reabilitação em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Família.
Em aparte, o vereador Fábio Silva (Republicanos) parabenizou o colega pela homenagem, assim como o vereador Gustavo Pompeo (Avante), que ressaltou a sensibilidade pelo reconhecimento à entidade. O vereador Pedro Kawai (PSDB) também destacou o papel da entidade na comunidade piracicabana e o trabalho dos voluntários.
Confira, no vídeo, como foi a entrega da moção.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
09 de setembro de 2025
28 de agosto de 2025
28 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025