19 de setembro de 2025

Moção homenageia jornalista por lançamento de biografia de cientista

Propositura da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, foi aprovada nesta quinta-feira (18)

Durante a 51ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (18), os vereadores aprovaram a Moção de Aplausos 232/2025, da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”. A homenagem foi concedida ao jornalista e escritor Rafael Bitencourt, pelo lançamento do livro “Paulo Kageyama, Cientista do Povo e da Floresta”. 

Publicado em 2023 pela Editora Expressão Popular, o livro é resultado de uma pesquisa extensa e de um trabalho de resgate histórico realizado por Bitencourt. A obra apresenta a trajetória do professor, pesquisador e cientista Paulo Kageyama, docente da Esalq/USP, reconhecido nacional e internacionalmente por sua dedicação à conservação das florestas e pela aproximação com comunidades e movimentos sociais.

O livro-reportagem reúne memórias de pessoas que conviveram com Kageyama e destaca seu pioneirismo na restauração de florestas tropicais nativas no Brasil. O legado do cientista, falecido em 2016, segue inspirando ambientalistas, pesquisadores e movimentos comprometidos com a justiça socioambiental.

O projeto foi idealizado e coordenado pelo Nace-Pteca (Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental), da Esalq/USP, que contribuiu em diferentes etapas da produção.

A carreira de Rafael Bitencourt, 43 anos, também foi destacada. Jornalista formado pela Unimep e pós-graduado em Gestão e Políticas Culturais, o homenageado construiu trajetória sólida no jornalismo cultural e ambiental. Além de dirigir a Tempo D Comunicação e Cultura, atuou como apresentador e repórter em programas como Trilhas da Pan, Histórias da Floresta: E eu com isso? (podcast) e Meio Ambiente Hoje (TV USP). Também é membro-pesquisador do Nace-Pteca e idealizador de projetos que unem comunicação, cultura e meio ambiente, como Educomunicação e Memória e Riverbeirar.

Bitencourt recebeu prêmios como o Mirante de Jornalismo Sustentável e o Troféu HQ MIX, além de passagens por veículos como portal G1/Globo, Jornal de Piracicaba, TV Beira Rio e Educativa FM.

Na justificativa da moção, a vereadora Silvia Morales ressaltou que o lançamento da obra representa não apenas o registro da vida e do trabalho de Paulo Kageyama, mas também um importante exemplo de jornalismo comprometido com a memória coletiva, a educação ambiental e a valorização de trajetórias transformadoras.

Texto: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS