19 de setembro de 2025

Câmara de Piracicaba nomeia rua e espaço cultural em memória de cidadãos

Eloy Porto Neto e Zulmira Oliveira são homenageados com novas denominações

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou recentemente dois projetos de lei em homenagem aos cidadãos que contribuíram para a cidade.

O Projeto de Lei nº 167/2025, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua", denomina o espaço de apresentações do Armazém 14A da Pinacoteca "Miguel Dutra", no Parque do Engenho Central, como "Eloy Porto Neto". A aprovação ocorreu na 51ª Reunião Ordinária, na quinta-feira (18).

Eloy Porto Neto, falecido em 24 de maio de 2024, aos 47 anos, foi maestro, professor de música e músico. Nascido em Santa Fé do Sul, iniciou sua trajetória na Guarda Mirim de Piracicaba, que depois se tornou o Instituto Formar, onde também lecionou. Ele estudou no Conservatório Musical e Dramático Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, e se formou em Música pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atuou em bandas como "Pirajazz Band Experimental", "Falando da Vida" e "Torres Jazz Band", e colaborou com artistas como Bibi Ferreira e Flavia Virginia.

O Projeto de Lei nº 199/2025, apresentado pelo vereador Renan Paes (PL), denomina a Rua 10 do loteamento Jardim Terramérica, no bairro Parque Taquaral, como "Zulmira Teresinha Agostini de Oliveira". Zulmira, nascida em 7 de novembro de 1959, trabalhou grande parte da vida na antiga Coopersucar, que se tornou o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), iniciando na área rural e chegando ao cargo de assistente de laboratório, cargo que ocupou até a aposentadoria. Após se aposentar, dedicou-se à família.

Diagnosticada com câncer de mama em estágio avançado em setembro de 2017, faleceu em 24 de outubro do mesmo ano. A homenagem reconhece sua dedicação à família e à comunidade.

Texto: Andressa Braz
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

NOTÍCIAS RELACIONADAS