14 de outubro de 2025
Moção enaltece os 15 anos do Instituto Federal de Piracicaba
Propositura de iniciativa da vereadora Rai de Almeida (PT) foi entregue na noite desta segunda-feira (13), durante a 58ª Reunião Ordinária
Durante a 58ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite de segunda-feira (13), a vereadora Rai de Almeida (PT) entregou ao diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Unidade Piracicaba, professor Alexandre Silva, a Moção de Aplausos 241/2025, em reconhecimento aos 15 anos de fundação da instituição.
A homenagem, aprovada por unanimidade pelos vereadores, destacou o papel do Instituto Federal de Piracicaba como referência em ensino público gratuito e de qualidade, com atuação decisiva na formação acadêmica, tecnológica e cidadã de milhares de jovens e adultos, fortalecendo o desenvolvimento educacional, social e econômico da cidade e da região.
Entre os pontos ressaltados na moção estão o desempenho de destaque do campus nas avaliações do MEC e nas competições estudantis de tecnologia e inovação, o protagonismo do curso de Educação em Direitos Humanos e o Centro de Pesquisa e Inovação em Agropecuária Digital (CEPIM), fruto de parceria com a Esalq/USP.
Durante sua fala no plenário, a vereadora Rai de Almeida relembrou sua trajetória como ex-aluna da instituição e destacou o compromisso social do Instituto Federal com a formação de estudantes oriundos de escolas públicas e de contextos de vulnerabilidade social.
“É um momento de parabenizar e valorizar essa unidade federal, que tem um papel diferenciado na sociedade. O Instituto oferece não apenas formação técnica e científica, mas também cultural, cidadã e crítica, essencial para transformar uma realidade ainda tão desigual”, afirmou.
Rai destacou que a moção reflete o reconhecimento coletivo da Casa de Leis. “Cada vereador e vereadora votou favoravelmente a esta homenagem, que agora é uma justa manifestação da Câmara. Tenho orgulho de ter sido aluna e de poder hoje devolver, por meio desta moção, um gesto de gratidão a essa instituição que tanto contribui para a formação humana e social da nossa cidade”, completou.
Ao receber a homenagem, o diretor-geral Alexandre Silva agradeceu em nome de toda a comunidade acadêmica do IFSP e destacou o simbolismo de receber o reconhecimento das mãos de uma ex-aluna que hoje atua no Legislativo.
“Mais do que uma homenagem institucional, este gesto nos enche de alegria por vir de alguém que carrega consigo os valores que buscamos semear. O Instituto nasceu em 2010 de forma tímida e hoje atende cerca de 1.500 alunos, com cursos técnicos, de graduação e pós-graduação”, disse.
Alexandre ressaltou que 97% do corpo docente do campus é composto por doutores, o que garante um padrão de excelência acessível de forma totalmente gratuita. “O IFSP cumpre a missão de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, principalmente aos filhos e filhas da classe trabalhadora. Este é o resultado de um projeto político de educação que transforma realidades no interior do Brasil”, destacou.
Ele também lembrou os desafios enfrentados nos últimos anos e a retomada gradual dos investimentos na área da educação. “Passamos por um período de obscurantismo e descaso, mas seguimos com determinação. Hoje ampliamos estruturas e retomamos projetos, com foco em transformar vidas e fortalecer o desenvolvimento de Piracicaba.”
Ao final, o diretor convidou os vereadores a visitarem o campus para conhecerem de perto a estrutura, os projetos de pesquisa e as iniciativas de inovação e inclusão que marcam os 15 anos de atuação do Instituto Federal em Piracicaba. “Esta moção é um combustível para seguirmos firmes, com resistência e esperança, reafirmando o compromisso com a educação pública como caminho para uma sociedade mais justa e democrática”, concluiu.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 de outubro de 2025
13 de outubro de 2025
13 de outubro de 2025
13 de outubro de 2025