PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE JUNHO DE 2021

Moção apoia autorização de videochamadas para pacientes de Covid-19


Vereadora apoia iniciativa que permite o contato por meio de "visita digital" entre a família e a pessoa internada



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Texto foi votado na reunião extraordinária desta quinta-feira (24)






A moção 126/2021 foi aprovada durante a 20ª reunião extraordinária, nesta quinta-feira (24). A propositura, de autoria da vereadora Ana Pavão (PL), apoia o projeto de lei 2136/2020, que propõe visitas virtuais, por meio de videochamadas, a pacientes de Covid-19 internados.

A parlamentar aponta, na propositura, que a visita virtual deve ser autorizada previamente pelo profissional responsável pelo tratamento do paciente. Ana Pavão destaca que a medida é necessária devido às restrições de visita e cita relatos de angústia de pessoas internadas e seus respectivos familiares.

O texto da moção aponta que o projeto atribui às instituições de saúde, públicas ou privadas, a operacionalização e apoio logístico, com respeito às particularidades e limitações de cada equipamento.

A vereadora ainda cita exemplos de hospitais que já realizam a ideia apontada no projeto do deputado federal Célio Studart (PV), como o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Durante a reunião extraordinária, a vereadora mencionou a hashtag “Preciso Dizer Que Te Amo”. “Esta ferramenta está movimentando a autorização para que os enfermeiros façam chamadas para pacientes de Covid-19”, disse. Ana Pavão também falou sobre a intenção de proporcionar uma despedida entre os familiares e a pessoa internada, em caso de óbito.

Em aparte, o vereador Paulo Camolesi (PDT) destacou que as chamadas podem significar que “daqui a pouco estarei com vocês”, ao contrário de uma despedida. O vereador Fabrício Polezi (Patriota), também em aparte, expressou apoio à moção e mencionou experiências com uma família que passa pela mesma situação e pede o contato pelo celular.



Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Ana Pavão

Notícias relacionadas