PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE DEZEMBRO DE 2021

Mobilidade incentiva meios de transporte sustentáveis, diz vereadora


Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua" fez a afirmação na tribuna da Câmara, durante a 50ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (6)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é Sua






A vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é Sua, utilizou tribuna da Câmara para falar sobre mobilidade durante a 50ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (6), já que, na semana passada, os vereadores aprovaram requerimento para realizar uma Audiência Pública para discutir Mobilidade Urbana Sustentável.

"Não quis discutir o requerimento na semana passada, pois estava muito perto da morte do ciclista. Mas é aqui que devemos discutir as pautas antes que outros morram por negligência e falta de projetos", afirmou. Ela acrescentou que pode parecer "burocrático ou chover no molhado, mas essa pauta tem tudo a ver com planejamento urbano". "Todos aqui já ficaram parados no trânsito algum dia. Mobilidade não é só ciclovias. Mobilidade incentiva meios de transportes sustentáveis, seja, à pé, de bike ou ônibus etc", explicou.

Sílvia acrescentou que é preciso pensar no conjunto da mobilidade. "Assim como o saneamento, a mobilidade está inserida no Plano Diretor e interfere na vida de todos os munícipes. Até 2022, os municípios terão que revisar seus planos de mobilidade locais. É uma tendência, com o aumento do uso das bikes por saúde e lazer, meio de transporte barato e menos poluente, aliados ao preço do combustível e ao empobrecimento da população", disse.

Ela acrescentou que Piracicaba tem a lei 187 de 2006. "Praticamente nada foi feito de lá para cá. Nesse sentido, em setembro fizemos vários encontros sobre mobilidade na Escola do Legislativo, com a Esalq, Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Coletivo Mais Ciclovias e vereadores. A mobilidade foi discutida de forma geral,  a infraestrutura toda, rua, corredor de ônibus, transporte público de qualidade, calçada, link com turismo. Não é só ciclovia pensando no lazer, mas pensando na mobilidade em geral", afirmou

Confira a fala completa da vereadora no vídeo anexo.



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Trânsito e Transportes Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas