04 de junho de 2019
Ministro da Justiça e Segurança Pública receberá moção de aplausos
Propositura é de autoria do vereador Paulo Henrique
De autoria do vereador Paulo Henrique (PRB), a moção de aplausos 93/2019 foi aprovada na noite desta segunda-feira (3), na 33ª reunião ordinária. Por meio da propositura, o parlamentar irá homenagear o Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro pelos relevantes trabalhos e resultados obtidos pelas Operações Luz da Infância.
No texto do requerimento, o parlamentar reforçou que o abuso e exploração sexual infantil é um crime intolerável e grave que atinge os mais vulneráveis e mais valiosos na sociedade, que são nossas crianças e adolescentes.
“Com a criação da Seopi (Secretaria de Operações Integradas) do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), sob o comando de Rosalvo Ferreira Franco, e apoio do Secretário-adjunto José Washington Luiz Santos; do Coordenador Geral Combate ao Crime Organizado, Wagner Mesquita de Oliveira; do Diretor de Operações César Augusto Martinez; do Diretor de Inteligência Marcos Aurélio Pereira de Moura e do Coordenador Geral de Combate ao Crime Organizado Fábio Galvão da Silva Rêgo, com a finalidade da coordenação de operações entre os órgãos de segurança pública federais e estaduais, revela-se a amplitude e o sucesso das investigações realizadas pelas Operações Luz na Infância”, disse Paulo.
De acordo com o vereador, as operações realizadas obtiveram resultados expressivos com a atuação integrada entre o governo federal e as polícias civis do todos os estados envolvidos, em especial a Operação Luz na Infância 4, que foram mobilizados mais de 1.500 policiais para os cumprimentos de 266 mandados de busca e apreensão de materiais relacionados a abuso e exploração sexual infanto-juvenil.
“Na Operação Luz na Infância 4, resultaram na prisão de 137 pessoas em 24 unidades da federação, com atuação e coordenação MJSP e dos policiais civis de 26 Estados e Distrito Federal, as operações nacionais buscam identificarem os autores dos crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados pela internet”, ressaltou o parlamentar.
Paulo Henrique reforçou que para o êxito dessas operações, foi necessário o esforço da equipe do Laboratório de Inteligência Cibernética da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, equipe formada por Alesandro Gonçalves Barreto, Delegado de Polícia Civil – PI; Ana Saskia Nunes Araújo, Inspetora de Polícia – CE; João Leonardo de Andrade Júnior, Agente de Polícia Civil – AL; Jorge Alberto dos Santos Leite, Investigador de Polícia Civil – MT; José Anchieta Nery Neto, Delegado de Polícia Civil – PI; Mardem Lincow Carvalho da Silva, Agente de Polícia civil – PI; Nycole Bittencourt Santos, Escrivã de Polícia Civil – PR e Roberto Buery Silva, Cabo da Polícia Militar – SE. “O conteúdo dos indícios de autoria e materialidade delitiva foram repassadas as Polícias Civis, em especial as delegacias de proteção à criança e ao adolescente e de repressão a crimes informáticos”, disse.
Ainda, de acordo com o parlamentar, as pesquisas, investigações, troca de dados cibernéticos e de informações de inteligência foram de suma importância para a realização das operações, em especial a Operação Luz na Infância 4, sendo a primeira operação integrada de investigação e repressão a crimes coordenada pela Seopi.
“De acordo com os especialistas na área de laboratório de inteligência, que o ambiente cibernético é um território sem lei, em que os criminosos não serão descobertos pelos seus atos, mas as operações através das equipes e as policias civis tem capacidade para buscar evidências nesse ambiente, identificando os autores dos crimes no ambiente da internet”, disse.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
02 de setembro de 2025
27 de agosto de 2025
27 de agosto de 2025
27 de agosto de 2025