27 de agosto de 2025

Deputada Maria Rosas recebe Título de Cidadã Piracicabana

Homenagem entregue por Paulo Henrique (Republicanos) reconhece atuação em defesa de mulheres, educação e pessoas com deficiência

Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A deputada federal Maria Rosas (Republicanos) recebeu Título de “Cidadã Piracicabana” das mãos do vereador Paulo Henrique, também do partido Republicanos. A homenagem foi entregue nesta terça-feira (26), durante visita do vereador ao gabinete da deputada em Brasília (DF).

A honraria reconhece a atuação da parlamentar na defesa dos direitos das mulheres, da educação básica e da pessoa com deficiência. “Exerce o cargo de Primeira Procuradora Adjunta da Mulher na Câmara dos Deputados, onde ampliou de 170 para 690 procuradorias municipais e estaduais pelo Brasil", destaca o vereador.

No Congresso Nacional, participa da Comissão dos Direitos da Mulher, que trabalha pela saúde e pelos direitos das mulheres. Ela também coordena a secretaria estadual do Mulheres Republicanas em São Paulo, com o objetivo de engajar mais mulheres na política.

Maria Rosas é autora de diversas leis, como a que dispõe sobre o atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, a que garante a matrícula dos dependentes da mulher vítima de violência doméstica em instituição de educação básica próxima de seu domicílio, e a que trata do monitoramento eletrônico para fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência. Também é autora da lei que obriga a realização de cirurgia plástica reparadora da mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e garante a assistência fisioterapêutica aos pacientes que passaram por mastectomia.

Ela defende mais de 36 projetos voltados para a causa das pessoas com deficiência, como o que trata da validade de laudo permanente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o que regulamenta a implantação da Política Nacional de Emprego Apoiado e o que dá prioridade de atendimento psicossocial às mães que cuidam integralmente de filhos com transtorno do espectro autista.

Na área da educação, a deputada é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Básica e Alfabetização no Brasil e defende a garantia de oportunidades de aprendizagem e geração de renda para jovens que vivem em abrigos. Além disso, realiza trabalho voluntário em instituições sociais e destinou emendas parlamentares ao município de Piracicaba entre 2021 e 2024, no total de R$ 1,020 milhão, com foco na área da saúde.