PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE NOVEMBRO DE 2014

Maluf: 'Quando terminei meus dois mandatos, a cidade toda tinha água'


Quando Maluf assumiu a Prefeitura, abastecimento de água em Piracicaba chegava a cerca de 60% das residências, com tratamento de 20% do esgoto gerado.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Paulo Ricardo dos Santos Salvar imagem em alta resolução

Maluf: "Quando terminei meus dois mandatos, a cidade toda tinha água"






O ex-prefeito Adilson Maluf atuou como chefe do Executivo em dois períodos, pelo extinto partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro): entre 1973 e 1977 e, depois, de 1983 a 1988. Logo na sua primeira gestão, em 1974, a cidade assistiu ao processo que reverteu a água dos rios Jaquari e Atibaia, principais formadores do rio Piracicaba, para o Sistema Cantareira, que abastece atualmente 364 municípios paulistas, incluindo a capital.

Segundo depoimento do próprio ex-prefeito, o rio Piracicaba, na época, já era impróprio para o abastecimento da cidade. "Em 1969, a cidade se mostrava contrária ao Sistema Cantareira. Como recém-formado em engenharia, participei de uma reunião conturbadíssima em Piracicaba com representantes do Governo do Estado de São Paulo", recorda-se ele. "Quando terminei meus dois mandatos, a cidade toda tinha água", completa.

Ao assumir a Prefeitura, o abastecimento de água chegava a aproximadamente 60% das residências, com tratamento de 20% do esgoto gerado. "A água do rio Piracicaba era de péssima qualidade", conta Maluf. Ele chamou o engenheiro civil e sanitarista Antonio Mauro Ferraz de Negreiros para a presidência do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Entre os desafios, estava dinamizar a autarquia, então com quatro anos de criação, e desenvolver um plano de saneamento e abastecimento.

[Assista à entrevista com Capitão Gomes no player acima. E continue lendo as partes 1 e 3 desta reportagem.]



Texto:  Comunicação
Imagens de TV:  TV Câmara


Infraestrutura Urbana Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas