PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE FEVEREIRO DE 2016

Madalena vai à polícia denunciar ofensas no Facebook


A parlamentar explicou, ontem à tarde (11), durante coletiva de imprensa, que vai processar um a um pelos comentários homofóbicos, racistas e preconceituosos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


“Na casa dela (Madalena) tem ‘gato’, não paga água por isso”. Essa é uma das dezenas de ofensas que a vereadora Madalena (PSDB) vêm recebendo principalmente pela página social do Facebook.

A parlamentar explicou, ontem à tarde (11), durante coletiva de imprensa realizada em um das salas da Câmara, que vai processar um a um pelos comentários homofóbicos, racistas e preconceituosos. “Eu estou muito chateada, não esperava isso do povo piracicabano”.

Os “posts”, com ofensas aos vereadores, tiveram início após a votação do parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, do Legislativo, na última quinta-feira (4), sobre o projeto de lei 268/ 2015, proposto pelo vereador Laércio Trevisan Jr., que pedia a revogação do convênio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) com a agência reguladora de saneamento público da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - Ares PCJ. A CCJ entendeu que somente o prefeito pode enviar um outro projeto ao Legislativo solicitando a revogação da parceria.

O chefe de gabinete de Madalena, Felipe Bicudo, explicou que a parlamentar seguiu a recomendação do Departamento Jurídico da Câmara, que apontou a ilegalidade do projeto.  “Nós também somos contra o aumento da água. Começamos a acompanhar as ofensas pelo Facebook. Quando eu entrava para explicar o que na verdade havia acontecido, era excluído ou bloqueado. Tanto é que teve algumas pessoas que alertaram os demais internautas sobre o teor dos das conversas”, frisou. Lembrou também que a vereadora votou a favor da convocação do presidente do Semae para dar explicações sobre os aumentos nas contas de água.

POLÍCIA – Madalena, acompanhada de assessores e de seu advogado particular, foi à delegacia de polícia, na tarde desta quinta-feira (11). “Nós fomos orientados pela autoridade policial a identificar todas as pessoas que escreveram ofensas para ver se são verdadeiras. Esse é o primeiro passo”, disse Felipe Bicudo.

Dos 52 comentários “16 já foram identificados e são reais”, disse a parlamentar.

A Polícia Civil informou que a vereadora tem um prazo de seis meses para entrar com os processos judiciais.

“Não somos contra as pessoas se manifestarem, a democracia permite isso. Mas, ofender com palavras de baixo calão e, sobretudo, o racismo e a homofobia, não dá para deixar quieto. Em nenhum momento, na referida sessão, se discutiu ou votou qualquer tipo de reajuste água, porque isso é competência do Poder Executivo e não passa por avaliação da Câmara”, ressaltou Madalena.

RASCISMO – Um ano atrás Madalena já havia sido vítima de racismo quando uma montagem com uma foto sua, segurando uma banana, foi publicada nas redes sociais. “Duas pessoas foram identificadas e incriminadas pelo ato, inclusive um deles está fora do país”, reportou Bicudo.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Câmara Madalena

Notícias relacionadas