
31 DE JULHO DE 2018
Vereador comenta iniciativas em prol da área central da cidade
Praça José Bonifácio: criação de Fórum em Defesa foi proposta pelo vereador
Em várias ocasiões, o vereador Lair Braga (SD) cobrou agilidade do Executivo para a revitalização da praça José Bonifácio. Apesar da abertura de diálogo, o parlamentar ampliou as discussões sobre o assunto ao apresentar na Câmara um projeto de decreto legislativo para a criação do Fórum Permanente em Defesa do espaço. A proposta tramita na Casa desde a última semana de maio e ele espera a sua aprovação ainda no começo de agosto, tão logo as reuniões ordinárias sejam retomadas. Além da questão, o parlamentar atua em outras frentes, como a melhoria da área central da cidade e a criação de marginais para desafogar o trânsito na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304).
Desde a década de 80 como radialista da Rádio Difusora, Lair Braga presenciou a degradação da praça José Bonifácio com o passar dos anos, já que este é o local onde está instalada a tradicional emissora. "Não abro mão da reforma e ela tem que ser ampla, pois é uma questão social, ambiental, de segurança e de saúde pública, que envolve várias secretarias e necessita do empenho das entidades", diz o vereador, citando como exemplos o aumento da frequência de moradores em situação de rua e a sujeira provocada pelas fezes de pombos.
O Fórum servirá para que a sociedade se manifeste sobre os seus anseios para a área e, neste sentido, o vereador aposta na contribuição dos segmentos do poder público, de órgãos como a Guarda Civil e o Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) e as secretarias de Obras (Semob) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Ele também acredita na soma de esforços da Polícia Militar, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), entre outras entidades.
Lair Braga é a favor da abertura total da praça, possibilitando o trânsito de veículos, por exemplo, na rua São José, além da criação de baias de estacionamento e a exclusão da fonte luminosa. Para o parlamentar, a discussão está encaminhada e existe o comprometimento do prefeito Barjas Negri (PSDB). "Sou testemunha ocular de que o prefeito determinou estudos imediatos para resolver esta questão. Não é uma utopia, é uma realidade, e existe compromisso firmado", reforça.
O vereador cita como um dos seus trabalhos também intensificados no primeiro semestre a revitalização ampla da área central, o que deve ser incluído na revisão do Plano Diretor, atualmente em andamento. Conforme anunciado recentemente pela prefeitura, a busca será por reduzir os espaços ociosos. Em maio, Lair Braga cobrou providências do Executivo em relação a um prédio inacabado na rua Gomes Carneiro, que se tornou problema de segurança pública há 28 anos. Outra cobrança é pela instalação de sanitários no trecho mais movimentado às margens do rio Piracicaba, a rua do Porto.
O crescimento na região norte e o consequente aumento de fluxo no sentido Piracicaba-São Pedro preocupa o parlamentar. Assim, ele levou ao Executivo este ano a proposta das marginais. Lair Braga lembra que a partir da empresa Santin já é preciso pensar em uma alternativa. “É algo que vai contribuir até mesmo para o turismo da região e que facilitaria a vida de quem mora em São Pedro, Águas de São Pedro, Ártemis, Santa Teresinha e Parque Piracicaba. Sei que falta dinheiro, mas é preciso buscar recursos."
No início do ano letivo de 2018, Lair Braga também viu a concretização de uma de suas bandeiras, desta vez na área da educação. Trata-se da implantação de horário diferenciado, das 8h30 às 18h30, na Emei São Vicente de Paulo, que atende crianças de 0 a 3 anos e está instalada na rua Dom Pedro I, 1.734. A escola também passou por reforma e recebeu 106 vagas, além das 295 anteriormente existentes. “É uma luta que surgiu em 2006, de tanto ouvir as mães que trabalham no Centro, sempre aflitas e sem saberem o que fazer com os filhos depois das 16h. Era uma preocupação que afetava diretamente o desempenho de muitas mulheres no trabalho", avalia o vereador.
Assunto que se arrastava há quase uma década, o fechamento de vias públicas para a construção de um muro no bairro Santa Rita também mereceu atenção do gabinete do vereador. Sobre o assunto, Lair Braga destaca a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em determinar a derrubada do paredão. “Sempre procuro o caminho do diálogo e depois que conversei com os moradores telefonei para o prefeito Barjas Negri para falar sobre as reivindicações que me foram apresentadas", o parlamentar reforça.
Na área de mobilidade urbana, Lair Braga solicitou a construção de rotatória no bairro São Jorge, entre as ruas Conchas e Dr. Cândido de Faria Alvim. Além disso, ele comemora o investimento de R$ 5 milhões na melhoria da Estrada do Ceasa. Ele também pediu a reforma do Terminal Piracicamirim e disse que manterá a cobrança neste semestre.
Entre janeiro e junho, o vereador produziu 119 indicações, uma moção, quatro projetos de decreto legislativo, sete projetos de lei e 36 requerimentos. Prestou homenagens aos organizadores da Festa do Divino e às entidades participantes da Festa das Nações. Também enalteceu a Caterpillar Brasil pela produção de 50 mil tratadores na planta piracicabana e promoveu, no Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, a homenagem a 11 trabalhadores pelo Dia dos Metalúrgicos. Em junho, concedeu a Medalha de Mérito Legislativo ao ex-vereador e ex-secretário de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, em solenidade na Câmara.