PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE JULHO DE 2018

Lair Braga prestigia Fórum em Defesa da Praça José Bonifácio


Vereador comenta iniciativas em prol da área central da cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Vereador cobrou providências do Executivo sobre prédio na rua Gomes Carneiro

Vereador cobrou providências do Executivo sobre prédio na rua Gomes Carneiro
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar homenageou 11 profissionais pelo Dia dos Metalúrgicos

Parlamentar homenageou 11 profissionais pelo Dia dos Metalúrgicos
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Imprensa local repercute luta de vereador em prol da praça central

Imprensa local repercute luta de vereador em prol da praça central
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Em janeiro, vereador destacou falta de banheiros públicos na Rua do Porto

Em janeiro, vereador destacou falta de banheiros públicos na Rua do Porto
Foto: Lucas do Nascimento Machado (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Praça José Bonifácio: criação de Fórum em Defesa foi proposta pelo vereador

Praça José Bonifácio: criação de Fórum em Defesa foi proposta pelo vereador
Foto: Lucas do Nascimento Machado Salvar imagem em alta resolução

Praça José Bonifácio: criação de Fórum em Defesa foi proposta pelo vereador



Em várias ocasiões, o vereador Lair Braga (SD) cobrou agilidade do Executivo para a revitalização da praça José Bonifácio. Apesar da abertura de diálogo, o parlamentar ampliou as discussões sobre o assunto ao apresentar na Câmara um projeto de decreto legislativo para a criação do Fórum Permanente em Defesa do espaço. A proposta tramita na Casa desde a última semana de maio e ele espera a sua aprovação ainda no começo de agosto, tão logo as reuniões ordinárias sejam retomadas. Além da questão, o parlamentar atua em outras frentes, como a melhoria da área central da cidade e a criação de marginais para desafogar o trânsito na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304). 

Desde a década de 80 como radialista da Rádio Difusora, Lair Braga presenciou a degradação da praça José Bonifácio com o passar dos anos, já que este é o local onde está instalada a tradicional emissora. "Não abro mão da reforma e ela tem que ser ampla, pois é uma questão social, ambiental, de segurança e de saúde pública, que envolve várias secretarias e necessita do empenho das entidades", diz o vereador, citando como exemplos o aumento da frequência de moradores em situação de rua e a sujeira provocada pelas fezes de pombos.

O Fórum servirá para que a sociedade se manifeste sobre os seus anseios para a área e, neste sentido, o vereador aposta na contribuição dos segmentos do poder público, de órgãos como a Guarda Civil e o Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) e as secretarias de Obras (Semob) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Ele também acredita na soma de esforços da Polícia Militar, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), entre outras entidades.

Lair Braga é a favor da abertura total da praça, possibilitando o trânsito de veículos, por exemplo, na rua São José, além da criação de baias de estacionamento e a exclusão da fonte luminosa. Para o parlamentar, a discussão está encaminhada e existe o comprometimento do prefeito Barjas Negri (PSDB). "Sou testemunha ocular de que o prefeito determinou estudos imediatos para resolver esta questão. Não é uma utopia, é uma realidade, e existe compromisso firmado", reforça.

O vereador cita como um dos seus trabalhos também intensificados no primeiro semestre a revitalização ampla da área central, o que deve ser incluído na revisão do Plano Diretor, atualmente em andamento. Conforme anunciado recentemente pela prefeitura, a busca será por reduzir os espaços ociosos. Em maio, Lair Braga cobrou providências do Executivo em relação a um prédio inacabado na rua Gomes Carneiro, que se tornou problema de segurança pública há 28 anos. Outra cobrança é pela instalação de sanitários no trecho mais movimentado às margens do rio Piracicaba, a rua do Porto.

O crescimento na região norte e o consequente aumento de fluxo no sentido Piracicaba-São Pedro preocupa o parlamentar. Assim, ele levou ao Executivo este ano a proposta das marginais. Lair Braga lembra que a partir da empresa Santin já é preciso pensar em uma alternativa. “É algo que vai contribuir até mesmo para o turismo da região e que facilitaria a vida de quem mora em São Pedro, Águas de São Pedro, Ártemis, Santa Teresinha e Parque Piracicaba. Sei que falta dinheiro, mas é preciso buscar recursos." 

No início do ano letivo de 2018, Lair Braga também viu a concretização de uma de suas bandeiras, desta vez na área da educação. Trata-se da implantação de horário diferenciado, das 8h30 às 18h30, na Emei São Vicente de Paulo, que atende crianças de 0 a 3 anos e está instalada na rua Dom Pedro I, 1.734. A escola também passou por reforma e recebeu 106 vagas, além das 295 anteriormente existentes. “É uma luta que surgiu em 2006, de tanto ouvir as mães que trabalham no Centro, sempre aflitas e sem saberem o que fazer com os filhos depois das 16h. Era uma preocupação que afetava diretamente o desempenho de muitas mulheres no trabalho", avalia o vereador.

Assunto que se arrastava há quase uma década, o fechamento de vias públicas para a construção de um muro no bairro Santa Rita também mereceu atenção do gabinete do vereador. Sobre o assunto, Lair Braga destaca a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em determinar a derrubada do paredão. “Sempre procuro o caminho do diálogo e depois que conversei com os moradores telefonei para o prefeito Barjas Negri para falar sobre as reivindicações que me foram apresentadas", o parlamentar reforça.

Na área de mobilidade urbana, Lair Braga solicitou a construção de rotatória no bairro São Jorge, entre as ruas Conchas e Dr. Cândido de Faria Alvim. Além disso, ele comemora o investimento de R$ 5 milhões na melhoria da Estrada do Ceasa. Ele também pediu a reforma do Terminal Piracicamirim e disse que manterá a cobrança neste semestre.

Entre janeiro e junho, o vereador produziu 119 indicações, uma moção, quatro projetos de decreto legislativo, sete projetos de lei e 36 requerimentos. Prestou homenagens aos organizadores da Festa do Divino e às entidades participantes da Festa das Nações. Também enalteceu a Caterpillar Brasil pela produção de 50 mil tratadores na planta piracicabana e promoveu, no Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, a homenagem a 11 trabalhadores pelo Dia dos Metalúrgicos. Em junho, concedeu a Medalha de Mérito Legislativo ao ex-vereador e ex-secretário de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, em solenidade na Câmara.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Fórum Defesa da Praça José Bonifácio Lair Braga

Notícias relacionadas