
26 DE MAIO DE 2021
Desde segunda-feira (24), a produção amplia a acessibilidade com a ação que faz parte dos princípios do projeto Câmara Inclusiva.
Jornalista Rebeca Paroli apresenta o Jornal da Câmara, agora com tradução em Libras.
As edições do Jornal da Câmara passaram, desde segunda-feira (24), a contar com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). É mais uma ação do projeto Câmara Inclusiva, desenvolvido na Casa com o objetivo de ampliar a acessibilidade às pessoas com deficiência e que integra o programa Parlamento Aberto, voltado à transparência e participação.
Desde 2018, a Câmara conta com a tradução em Libras na programação audiovisual, veiculada na TV Câmara e nas redes sociais. Inicialmente, concentrava-se nas reuniões ordinárias e extraordinárias. Com a ampliação, passaram também a ser realizadas durante as audiências públicas, em vídeos educativos e em cursos da Escola do Legislativo.
“Para a comunidade surda, a ampliação da grade, ter acessibilidade também agora no Jornal da Câmara, é muito bacana, porque vai ter mais uma opção de informação”, disse Thiago Laubstein, intérprete de Libras. Ele salienta, ainda, o conteúdo da produção que, além das matérias voltadas às ações legislativas, também envolvem notícias diversas.
Thiago divide a tradução em Libras na Câmara com Maurício Gut e destaca que, para conseguir levar informação com qualidade ao surdo, é preciso muito estudo de termos e expressões mais comuns ao ambiente do Legislativo piracicabano. “É preciso saber o significado, para que possamos levar isso de forma clara à pessoa que se comunica pela Libras”, disse.
A introdução da tradução em Libras no Jornal da Câmara foi avaliada pelo presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania), como uma “evolução natural” do que se tem feito na Casa em termos de acessibilidade, com o Câmara Inclusiva, e de transparência, dentro do Parlamento Aberto.
“Já tínhamos intérprete de Libras nas reuniões legislativas e, agora, isso vai acontecer no Jornal da Câmara, tudo como resultado de um trabalho que, desde 2019, tem sido constantemente implantado na Casa, buscando dialogar com um público cada vez maior”, salientou Rotta.
SERVIÇO - O Jornal da Câmara vai ao ar às segunda e quintas-feiras, às 19h10, antes do início das reuniões ordinárias do Legislativo, que começa a partir das 19h30. A população pode acompanhar o conteúdo nos canais 11.3 em TV aberta (sinal digital), 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, com retransmissão nos perfis oficiais da Casa no Facebook e Youtube.