
11 DE MARÇO DE 2014
Homenagem é de autoria do vereador Pedro Cruz (PSDB) e foi entregue em solenidade na noite desta terça-feira, 11
O jornalista Joacir Aparecido Cury recebeu na noite desta terça-feira, 11, o título de Cidadão Piracicabana da Câmara de Vereadores de Piracicaba, numa iniciativa do vereador Pedro Cruz (PSDB). Nascido em Santa Maria da Serra, mudou-se com a família aos 10 anos a Piracicaba, onde formou-se em Jornalismo na primeira turma da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Por 25 anos atuou no Jornal de Piracicaba, foi diretor do Departamento de Comunicação do Legislativo e, há 10 anos, é editor-chefe do jornal Gazeta de Piracicaba.
Acompanhado da esposa Claudete Aparecida Chiodi Cury, o jornalista Joacir Cury recebeu não apenas as honrarias do Legislativo, mas também todo o carinho que lideranças, amigos e familiares nutrem pelo novo cidadão piracicabano. “O Joacir profissional, vocês conhecem, mas venho aqui dar meu depoimento sobre o Joacir pai, marido, irmão, filho, este que é uma fonte de conhecimento, é um homem bom”, disse a filha Samira Cury, que homenageou também em nome do irmão, Rodolfo. “Temos muito orgulho de você”, disse ela.
Entre as autoridades, o vereador Pedro Cruz disse que “Piracicaba amanheceu ensolarada porque hoje nasce um novo cidadão piracicabano”, declarou o autor da homenagem. “A cidade é grata por tudo o que você faz, e já fez por ela”, declarou o vereador. O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, vereador João Manoel dos Santos (PTB), classificou a homenagem como “um ato de justiça” a uma pessoa que já fez muito por Piracicaba. “Você ajudou, e ainda ajuda, a cidade a se desenvolver e a melhorar”, resumiu o presidente do Legislativo.
Em nome do prefeito Gabriel Ferrato, a diretora-presidente da Rádio Educativa FM, Jacqueline Santana, lembrou que Joacir Cury carrega “tudo aquilo que classifico como qualidade em quem trabalha com comunicação”, lembrou ela. “Trago uma mensagem de muita admiração que o prefeito nutre por você e por todo o seu trabalho”, declarou Jacqueline.
Lourenço Tayar, diretor-proprietário da Gazeta de Piracicaba, lembrou da “parceria profissional já de 35 anos” com o homenageado. “Você sempre foi uma pessoa competente, em todo este tempo de trabalho soube encontrar a alma desta cidade”, lembrou o empresário. Tayar também destacou a sensibilidade de Joacir Cury no atendimento à população. “Digo isso em nome dos leitores da Gazeta, porque eu sei que eles encontram em você alguém disposto a atendê-los.”
Amigo de longa data, Jayme Rosenthal destacou o aspecto solidário da personalidade. “Você jamais deixou de ajudar aqueles que o procuram, seja para questões familiares, profissionais e de amizade, e o seu sorriso é constante e o seu entusiasmo é contagiante, se todos fossem assim este mundo seria muito melhor”.
Durante o seu discurso, o novo cidadão piracicabano disse que “um filme passar por minha cabeça”. Lembrou-se de quando viu a queda do prédio Comurba, “aquilo me marcou muito e a partir dali ‘virei jornalista’”, disse, referindo-se ao episódio que ocorreu quando ele ainda tinha entre 10 a 11 anos. “Eu já dizia, instintivamente, que era piracicabano e agora posso dizer que de fato sou piracicabano”, declarou Joacir Cury. “Tenho duas datas de nascimento, 15 de setembro de 1943, em Santa Maria da Serra, e agora 11 de março de 2014, em Piracicaba, e posso dizer que a vida começa aos 60 anos, idade que tenho atualmente”, finalizou.
A solenidade contou ainda com participação do trio formado por Juliana de Abreu Mantovani (violoncelo), Mariana de Abreu Mantovani (violino) e Cintia Revolledo Campos (violino), que interpretaram um pout pourri de “Por Una Cabeza” (Carlos Gardel); “Primavera” (Vivaldi) e “Divertissement” (Sant Preux).