11 de setembro de 2025
Homenagens destacam esportistas que elevam Piracicaba no cenário mundial
Solenidade requerida por André Bandeira contempla esportistas, com foco no “Quimbol”, “Profissional de Educação Física”, “Panathleta”, “Prêmio Rocha Netto"
A Câmara Municipal de Piracicaba promoveu, nesta quarta-feira (10), à 19h30, reunião solene em comemoração ao “Dia Municipal do Quimbol”, conforme o decreto legislativo 50/2017, “Dia Municipal do Profissional de Educação Física”, pelo decreto legislativo 27/2006, “Dia Municipal do Panathleta”, no decreto legislativo 03/2011 e “Prêmio Rocha Neto”, de acordo com o decreto legislativo 21/2004. As comemorações unificadas encontram respaldo no decreto legislativo 32/2015.
Também na mesma solenidade, o vereador Pedro Kawai (PSDB) fez a entrega do requerimento de congratulações 915/2025, contemplado Bárbara Borges, pela medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025. E, o vereador André Bandeira ainda entregou a moção de aplausos 222/2025, parabenizando Gilson Everaldo Felipe, da Equipe Dojo Kai.
O dia 1º de setembro ficou consagrado como dia do profissional de educação física em comemoração à regulamentação da profissão em 1998, quando entrou em vigor a lei 9.696/98, que criou o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física.
Já o prêmio que homenageia os profissionais da área esportiva leva o nome do jornalista Delphim Ferreira da Rocha Netto, reconhecido como “a memória viva do esporte” pelo trabalho e dedicação ao esporte piracicabano. Ele é considerado o maior propagador do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba e reuniu ao longo da vida um arquivo esportivo com cerca de 50 mil fotos, além de jornais, revistas e publicações. Foi presidente de honra do XV e da Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz”. Foi colunista do Jornal de Piracicaba e cronista da Gazeta Esportiva e morreu em 2003, aos 90 anos de idade.
O termo panathleta deriva da palavra de origem grega “panathlon”, que significa “conjunto de todas as modalidades desportivas”. O Panathlon Club de Piracicaba foi fundado em 1990, como uma Organização Não Governamental que possui finalidades éticas e culturais, criada para aprofundar, divulgar e defender os valores da atividade física e do esporte, vistos como instrumentos de formação e de preservação da pessoa e como meio de solidariedade entre homens e povos.
O Quimbol é um esporte construído em 1947 a partir das ideias de Joaquim Bueno de Camargo – Quim, que viveu em Piracicaba e morreu em 2004. O nome da modalidade homenageia tanto o criador quanto o Esporte Clube XV de Novembro, chamado de Nhô Quim. O jogo se caracteriza como o único esporte coletivo de raquetes e foi aprovado como esporte na 1ª Conferência Nacional do Esporte, em 2004. O esporte também foi incluído como modalidade extra nos Jogos Abertos do Interior de 2008 realizados em Piracicaba.
A reunião solene aconteceu nas dependências do salão nobre "Helly de Campos Melges", prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também pôde ser conferida nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br
SOLENIDADE
Para compor a mesa de honra que presidiu os trabalhos da noite, o presidente da solenidade, vereador André Bandeira; o coordenador da Divisão de Lazer e Atividades Motoras da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba, o professor Paulo Fortunato; conselheiro e ex-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região, CREF-4 São Paulo, Nelson Leme da Silva Jr.; integrante do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região, CREF-4 São Paulo, presidente do Panathlon Clube Piracicaba e coordenador do Quimbol, João Francisco Rodrigues de Godoy (Jhonny); presidente do Panathlon Internacional Distrito Brasil, Pedro Roberto Pereira de Souza; a irmã do senhor Joaquim Bueno de Camargo, o criador do Quimbol, Bernadette Bueno de Camargo. E, o vereador Pedro Kawai.
Também estiveram presentes na solenidade: Roberto Canjane Andreato (conselheiro do CREF-São Paulo), também do CREF-4, Paulo Fernandes Moraes; o delegado regional Ademir de Barros, Paraná e o presidente do Panathlon Clube de Sorocaba. Além de Edson Veronese, presidente do Panathlon Clube de Votorantim; Cláudia Novoletti, assessora da vereadora Rai Almeida (PT) e Paulo Roberto Botão, representando a deputada estadual Professora Bebel (PT).
SAUDAÇÕES
Iniciando o ciclo de saudações, o vereador Pedro Kawai falou da importância do profissional da educação física, das pessoas e entidades que contribuem para formar atletas de alto rendimento. "O esporte transforma a sociedade. Então, é um momento de muita alegria desta Casa de Leis poder reconhecer essas pessoas que são não só destaques naquilo que fazem no dia a dia, mas, sim, são referência para os jovens", concluiu o parlamentar, que ainda referendou a trajetória exemplar da ginasta Vânia e, do esportista Johnny, principalmente quando o encontrou em Brasília, na busca de recursos para o esporte. Kawai também citou o empenho do deputado federal Douglas Viegas (União Brasil/SP), em emendas que fortalecem o esporte na região de Piracicaba.
A irmã do senhor Joaquim Bueno de Camargo, o criador do Kimbol, Bernadette Bueno de Camargo agradeceu a oportunidade de participar das homenagens. "Me sinto extremamente honrada de fazer parte desta solenidade. Estou aqui pelo Quim. É sempre uma alegria, realmente, estar no meio de pessoas que lutam, labutam, treinam, vencem obstáculos do dia a dia em nome de uma vocação, em nome de um desejo, em nome do desejo de uma medalha, de um título, de um programa bem realizado, de uma escola bem feita. É muita vida dentro destes homenageados aqui, que se sobrepõem à vida de todos os outros presentes", concluiu Bernadette, que também mencionou a Esalq, como instituição mundialmente reconhecida, na defesa de projetos esportivos, além de comentar que na cápsula do tempo que será aberta daqui há 100 anos, foi colocado uma bolinha e um folder explicativo da história do Quimbol.
O presidente do Panathlon Internacional Distrito Brasil, Pedro Roberto Pereira de Souza falou da satisfação de participar da solenidade. E, discorreu sobre a origem do Panathlon Clube, 1951, em Veneza, sendo que hoje são 267 clubes em 24 países. "Sua grande bandeira é o resgate da memória esportiva e o fair play, representando o Senado do Esporte. Ele tem, por obrigação, o incentivo ao esporte do município", concluiu Pedro Roberto ao também considerar os esforços voluntários de pessoas que se desdobram na busca de resultados, numa realidade de país bem diferentes das grandes potências mundiais, com os Estados Unidos, onde o atleta faz aquilo que gosta e recebe incentivos para isto, em resultados que refletem nas Olimpíadas.
Pedro Roberto ainda agradeceu a presença dos panatletas, citando o Paraná, que foi jogador do São Bento, São Paulo, jogou a Copa do Mundo em 1966 com o Pelé. O Nelo também, que é de Votorantim, que jogou aqui também em Piracicaba. O Paulo, o Roberto, a Bernadette, o Johnny, o Nelson, o André Bandeira (vereador), que são membros do Panathon Clube do Brasil. "Muito obrigado e parabéns a todos", finalizou.
O conselheiro Regional de Educação Física da 4ª Região, CREF-4 São Paulo, presidente do Panathlon Clube Piracicaba e coordenador do Quimbol, João Francisco Rodrigues, o Jhonny falou da importância de mais uma vez se reverenciar os atletas. "A cada momento, isso se renova, e é um momento ímpar, sempre com pessoas novas, amigos, pessoas que há muito tempo a gente não via, não se reencontrava, e por conta de momentos como estes, a gente tem a felicidade de se reencontrar e estar aqui novamente. Nós temos um lema no Panathlon que movimenta o nosso clube, esse ideal nosso do fair play, do jogo limpo, que é o ludis iungit, em latim, que é o esporte une", disse o esportista, que também falou do exemplo de sua mãe, que começou a ter a oportunidade de vivenciar o esporte com 75 anos.
"Não importa, eu vejo o Ismael, que está aqui, que será um dos homenageados, com mais de 80 anos, e jogando com a gente, e é duro acompanhar o Ismael lá no Quimbol. Então, são exemplos de longevidade que só são conseguidas através da prática sistemática do esporte e da atividade física. Então, queria parabenizar a todos aqueles que militam no esporte, técnicos, treinadores, atletas, coordenadores e dirigentes", disse.
"Assim como foi o sonho do projeto de esporte de base aqui em Piracicaba. O Paulinho hoje está lá na secretaria. Em 89, a gente sonhou isso. E, hoje a gente já tem mais de 30 anos desse esporte, com atletas olímpicos, medalhistas pan-americanos, campeões mundiais. A gente não imaginava que um dia isso seria possível. E isso se concretizou. Mas, o mais importante que isso é ver crianças e jovens que lá estiveram, no PDB, professores, vereadores. O Kawai foi, aqui, o André, foram atletas do PDB. E hoje, vereadores, temos aí deputados, médicos, enfim, pessoas aqui assistentes na Câmara, que a gente cruza nos corredores, já foram alunos nossos no PDB. Então, a gente tem que sonhar, e
o esporte possibilita isso. Não vou, como a Berna colocou, nominar cada um de vocês aqui, mas só na troca de olhares, vocês sabem a gratidão que nós temos aqui. Enquanto que, modestamente, podemos contribuir com essas homenagens, pela dedicação, o esforço de cada um de vocês. A gente que tem que agradecer. Obrigado a cada um de vocês", finalizou Jhonny.
O presidente do Conselho Regional de Educação Física da Quarta Região, CREF-4, São Paulo, Nelson Leme da Silva Júnior também se pronunciou na solenidade. "Este, na verdade, é o primeiro momento que eu uso a palavra sem ser presidente do conselho, meu mandato se encerrou dia 31 de dezembro. Queria agradecer, André, por tudo que tem feito pelo esporte aqui em Piracicaba. Não só em Piracicaba, mas na região toda", concluiu Nelson, que ainda parabenizou a todos em nome do presidente Ubaldo, o novo presidente do Conselho.
Paulo Fortunato, coordenador de divisão de lazer e atividades motoras da Secretaria Municipal de Esportes fez a leitura de texto para falar da alegria em participar da solenidade. "Quero me dirigir a todos nesta ocasião para refletir sobre a profissão que transforma a vida todos os dias e para enaltecer uma figura fundamental dentro da Secretaria Municipal de Esportes da nossa cidade de Piracicaba, o professor e a professora de Educação Física. Quando falamos de esporte, pensamos em medalhas, vitórias, recordes, mas o verdadeiro ouro do esporte está no impacto que esse profissional gera na vida das pessoas. E para conduzir esse processo, para abrir essas portas e criar essas oportunidades, o professor e a professora de Educação Física ocupam lugar de destaque", ressaltou o orador, que ainda falou do apoio da atual administração em continuar os projetos esportivos que garantem inclusão social a todos, além de valoração dos profissionais da área esportiva.
O presidente da mesa dos trabalhos, vereador André Bandeira falou do honra em conduzir a solenidade. "Aqui é uma honra poder presidir esses trabalhos na noite de hoje, tendo uma casa cheia, numa noite onde comemoramos o esporte, a atividade física, homenagens instituídas nessa Casa de Leis, onde podemos reconhecer o trabalho de pessoas, de empresas, que valorizam e trabalham no dia a dia pela nossa cidade, que levam o nome de Piracicaba de uma forma tão bacana, mundo afora. É uma satisfação imensa poder, mais uma vez, Joana, estar aqui conduzindo esses trabalhos, junto contigo, junto com o CREF, junto com o Panathlon, junto com a Berna, aqui, em nome do Quim. E essa é uma satisfação imensa. Eu, como aluno lá atrás do PDB, depois do nosso projeto Clarear, enfim, passei por várias atividades dentro da nossa Secretaria de Esportes e só me ajudaram".
"Graças a Deus, a pessoa que eu sou hoje, toda a minha formação só me ajudou e muito poder ter passado por todos esses programas da prefeitura. Então, como precisamos investir cada vez mais recursos nesse sentido? Em outros anos, não tão longe assim, mas chegamos a ter, o Johnny pode falar melhor do que eu, chegamos a ter no orçamento de Piracicaba mais do que 3%, quase acho que 3,5% do orçamento voltado ao esporte. Hoje, infelizmente, a gente tem aí talvez pouco mais de 0,5% do nosso orçamento direcionado ao esporte. E, ainda assim, o Paulo, aqui, o Roger, fazem um trabalho magnífico na secretaria. Imagine se pudessem ter os 3% hoje no orçamento. Se ainda vier, Pedro, esses 3% de Emendas do governo federal vai ajudar e muito. É por isso que é fundamental termos representantes no Congresso Nacional, o que faz muita falta para Piracicaba, faz muita falta para a nossa região, termos um representante à altura no Congresso Nacional, termos mais representantes na Assembleia Legislativa para que possamos ter esta voz ativa em nome do esporte, em nome da atividade física e mandando recursos para a nossa cidade, trabalhando junto ao governo do Estado, trabalhando junto ao governo federal para que isso funcione, para que essas políticas públicas sejam implementadas, para ajudarmos as nossas empresas da cidade que querem investir no esporte a fazer isso acontecer, ajudarmos os nossos atletas, ajudarmos os nossos treinadores, ajudarmos a todos aqueles que lidam com a atividade física no dia a dia, a fazer isso acontecer"
"Como falado aqui pelo Pedrinho, países, de repente, como China, Estados Unidos e outros tantos, o atleta se dedica a treinar, a treinar e a treinar. Aqui no Brasil o atleta também treina ele encontra tempo para treinar mas tem que trabalhar para sobreviver e aí tenho certeza que se não todos, a grande maioria aqui já fez rifa, já vendeu pizza já fez bingo, já fez um monte de ação para levantar recursos, para conseguir fazer uma viagem, para participar de um campeonato, para fazer inscrição. Está aqui o Gilson, lá no fundo, que não mede esforços para levar o Karatê para cima e para baixo e o faz de forma ímpar. E coloca dinheiro do bolso, faz ações, enfim. Como foi bacana poder participar junto com ele da etapa do campeonato da ACAC que ele pôde proporcionar junto com a Secretaria de Esportes aqui no Ginásio Municipal, há poucos dias atrás. Ginásio lotado, inúmeras cidades da nossa região e até fora do Estado, acho, participando junto conosco aqui. O esporte é isso, o esporte é vida, o esporte une as pessoas, como muito bem o Johnny falou, independente de partido, independente do que for, a gente está ali pelo esporte e essas
relações que são criadas através do esporte, elas se perpetuam ao longo de uma vida", finalizou André Bandeira.
.
HOMENAGEADOS
Dia do profissional de educação física
Leidiane de Aguilar Santos, categoria Treinamento Esportivo, faixa preta, quarto dan em Taekwondo. Iniciou-se no esporte em 2002, foi campeã regional por 12 anos. Atleta da seleção brasileira e hoje é mestre e coordenadora do Taekwondo em Piracicaba, treinando mais de 300 pessoas.
Vitor Wagner de Mesquita Barros, categoria Treinamento Esportivo. Conhecido como Mestre Mangue Seco, tem 60 anos e 53 deles dedicados ao esporte. É campeão em várias competições de kickboxing e representou o Brasil internacionalmente.
Vânia Cristina Soares, categoria Formação Esportiva. É professora e coordenadora de ginástica rítmica, com experiência em projetos adaptados e participação em competições regionais e nacionais Atua na CELAM desde 2004.
Paula da Silva Ferreira Esbara, categoria Educação Física Escolar. É profissional de Educação Física, com experiência escolar e projetos sócio-esportivos, gestora do Instituto Teco Porã desde 2009 Educadora no SESI Piracicaba.
Wellington Correia Fraga, categoria Técnico Esportivo. É técnico de atletismo em Piracicaba, com várias conquistas em competições regionais e estaduais entre 2022 e 2025.
Mirella de Sena Cagliari, categoria Coordenação Esportiva. Ex-atleta de futebol e futsal, coordena o desenvolvimento do futebol feminino do SESI São Paulo, liderando um programa
gratuito que atende cerca de 2.500 pessoas, meninas, no estado de São Paulo, promovendo a democratização e o acesso à modalidade.
Eliana Maria de Souza Pacheco Valsechi, diretora da Divisão de Atendimento à Comunidade da USP-LQ, representando a Prefeitura da Universidade de São Paulo Campus Luiz de Queiroz. Homenageada na categoria Instituição de Apoio ao Esporte e a Educação Física. A Prefeitura do Campus é responsável pela gestão de espaços esportivos e pela promoção de esporte e lazer no campus, visando a integração e o bem-estar da comunidade acadêmica.
Norberto Gomenale Jr., representando a Musclefit, homenageada na categoria Academia, seguido por Ideci Caires, diretores. A academia liderada por Norberto é a primeira de Piracicaba 24 horas, focada em bem-estar e qualidade de vida.
Dia municipal do Panathleta
Bárbara Borges, conquistou o destaque em 2005 com premiações nacionais e internacionais, incluindo Jogos Pan-Americanos em Atletismo. A atleta foi contemplada pelo vereador Pedro Kawai, no voto de congratulações 15/2025, pela medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025.
Tamer El Guindy, homenageado pela categoria Atleta Destaque, representado por seu pai, Mustapha El-Ghindi Tamer El-Ghindi. O atleta é um renomado fisiculturista internacional Ex-Mister USA, presidente da maior promotora de eventos de fisiculturismo do mundo, CEO da Fitwell e vice presidente da UFC.
Rafael Rey, categoria Atleta Destaque. É atleta profissional de fisiculturismo e boxeador amador, com diversos títulos e forte presença na cena gamer e nas redes sociais, onde tem mais de 700 mil seguidores.
Matheus Bianchin Hansen e o capitão Guilherme Lima Chiquito e Loureno Antonicelli, representando a equipe de futebol sub-18 do 15 de Piracicaba, homenageada na categoria Equipe Destaque. A equipe foi campeã nos Jogos Abertos da Juventude, com excelente desempenho. Foram oito jogos, 16 gols marcados e apenas cinco sofridos.
Marco Antônio Ribeiro, categoria Honra ao Mérito Esportivo. Iniciou nos esportes em 1967, faixa preta em judô, competiu em campeonatos mundiais e damas. Atua na formação de atletas piracicabanos em xadrez e damas.
Maria Tereza Otero, categoria Honra ao Mérito Esportivo. Praticou vôleibol em Piracicaba desde os anos 80, representando o município em jogos regionais, abertos e estaduais, contribuindo para a visibilidade do esporte feminino.
Caroline Bartier, categoria Honra ao Mérito Esportivo. Conquistou títulos em vôlei de praia, kickboxing incluindo campeonatos nacionais pan-americanos, sul-americanos e o título da Copa do Mundo de 2014 Parabéns Carol Bartier.
Cláudio Grandino e Cristian Baltieri Neira, representando o Instituto Educando pelo Esporte. O Instituto foi fundado em 1997 por Cláudio Grandino. Atende crianças e adolescentes com projetos sócio-esportivos de inclusão. É referência regional em projetos de impacto social.
Presidente Luiz Felipe Jameli, a vice presidente Administrativa, Letícia Alves, representando a Associação Atlética e Acadêmica Luiz de Queiroz, homenageada na categoria Honra ao Mérito Esportivo. A Associação foi fundada em 1903, promove o esporte entre alunos da Esalq, com tradição e participação em competições.
Renan César Pimentel, diretor Adjunto de Basquete do Clube de Campo de Piracicaba, representando o Clube de Campo. O Clube é referência em convivência, lazer e prática esportiva, promovendo formação de atletas e integração social em Piracicaba.
Dia do Quimbol
Rafael Aloise, representando a OSCIP Pira 21 - Realizando o Futuro, homenageada na categoria Apoio Histórico ao Quimbol. A entidade apoia a prática do Quimol em Piracicaba alinhando o esporte a objetivos e desenvolvimento sustentável como saúde educação, igualdade de gênero, inclusão social e paz.
Maria Valéria Abreu, chefe técnica da Sessão de Práticas Esportivas da USP São Paulo. Também os senhores João José de Campos e Luiz Reinaldo Libardi, professores e educadores físicos da Sessão de Práticas Esportivas da USP São Paulo, representando a sessão técnica de Práticas Esportivas, homenageada na categoria Apoio ao Quimbal. A sessão administra o ginásio do Campos e promove o esporte universitário, contribuindo para o lazer e bem-estar da comunidade local e externa.
Viviane Lima Mazzucchelli, dedica-se a apoiar e fortalecer o Quimbol, reconhecendo seu impacto social e comunitário na união, disciplina, saúde e superação.
Josemar Gomes Betim, homenageado na categoria Apoio ao Quimbol, 33 anos, graduado em Educação Física, trabalha como instrutor de esportes e lazer no Sistema S, busca promover qualidade de vida para o meio do esporte.
Klícia Cristina de Oliveira, categoria Quimbol, representando a Escola Estadual Dr. Prudente. A Escola iniciou as atividades do Quimbol em 2017, promovendo oficinas, competições intermunicipais e projetos esportivos, que retomaram em 2025 após a pandemia, fortalecendo a modalidade na escola.
Ismael Cerchiaro, categoria Menção Honrosa, ativo no Quimbol e incentiva novas pessoas a conhecerem e praticarem a modalidade.
Paulo Fortunato, representando a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, na categoria Apoio ao Quimbol. A Secretaria promove inclusão social e qualidade de vida, or meio de projetos esportivos acessíveis a todas as idades.
Prêmio Rocha Neto
O Prêmio Rocha Neto de Esportes foi instituído no ano de 2004 e tem como objetivo incentivar reconhecer e valorizar os profissionais do esporte que trabalham em
Piracicaba.
Categoria Esporte Individual Taekwondo, Débora Nunes. Foi atleta olímpica de Taekwondo em Beijing em 2008, e medalhista em diversos jogos internacionais, incluindo jogos sul-americanos e pan-americanos, representando o Brasil entre 2004 e 2011.
Paulo Luiz Massariol, categoria Esporte Coletivo - Futebol. Iniciou no futebol pelo 15 de Piracicaba. Destacou-se como artilheiro do Campeonato Brasileiro em 1978. Atuou em grandes clubes nacionais como o Vasco, Ponte Preta e Palmeiras e, ainda no México.
Fala homenageados
Em nome de todos os homenageados, Paula da Silva Ferreira Asbahr falou da satisfação em ser contemplada pela Câmara. "Eu venho de uma família de professores de diferentes áreas que sempre me inspiraram. E, além disso, desde muito cedo, o esporte esteve presente na minha vida. Durante toda a infância, adolescência, ele ajudou a mudar meu caráter e a compreender quem eu era. Com o tempo, passei a ver a educação física e o esporte como verdadeiras ferramentas de transformação social, escolhendo, aos 17 anos, cursar a licenciatura plena em Educação Física. Desde o período de estágios, atuei em projetos sócio-esportivos, como no extinto Instituto Passo de Mágica, da Magic Paula, no Instituto Barrichello, do Rubinho, onde tive a oportunidade de trabalhar como educadora e
depois como gerente de projetos. Atualmente, integro os conselhos municipais de esporte e da pessoa idosa no município de Mogimirim, representando o Instituto Tecoporã. E, embora a gestão seja algo que realmente me motiva, a minha paixão está dentro da quadra. E foi assim que, em 2020, retornei à atuação direta com o público, trabalhando com crianças, do terceiro ao quinto ano, nas aulas de Educação Física e Cultura Corporal Esportiva no SESI Piracicaba, na Unidade 165, no Jardim Planalto", relatou Paula.
"Mas hoje eu não falo apenas por mim, mas também em nome dos colegas de profissão, atletas, esportistas, dirigentes, instituições e entidades que, cada um à sua maneira, contribuem para fortalecer o esporte e a nossa profissão. A educação física é uma área essencial para a saúde, para a inclusão e para a formação cidadã. É um trabalho que vai além das quadras, academias ou escolas. É sobre transformar vidas e abrir caminhos para uma sociedade mais ativa, justa e solidária. Quero agradecer especialmente à Câmara de Vereadores por essa iniciativa, ao Conselho Regional de Educação Física de São Paulo, pela valorização da nossa categoria, ao Johnny, que, além de conselheiro, é meu parceiro de Quimbol, pelo apoio de sempre e pelas risadas também. Muitas vezes a gente mais
dá risada do que joga".
"Agradeço ao vereador André Bandeira, pelo reconhecimento e incentivo ao nosso trabalho. E ao Panathlon Internacional. Essa homenagem nos motiva a todos que aqui somos reconhecidos a seguir firmes no compromisso de promover o esporte e a educação física como instrumentos de transformação social e cidadania. Muito obrigada e parabéns a todos e todas", finalizou a oradora.
Homenagem a Gilson
No final da solenidade, o vereador André Bandeira ocupou a frente do salão nobre para contemplar Gilson Everaldo Felipe, na moção de aplausos 222/2025, que evidencia a equipe Dojo Kai, pela conquista em primeiro lugar no 9º campeonato Piracicaba Karate Open, 7ª etapa do Circuito Acak e a Associação Cooperativa das Academias de Karatê, pela realização do evento.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
11 de setembro de 2025
11 de setembro de 2025
10 de setembro de 2025
10 de setembro de 2025