
27 DE ABRIL DE 2023
Moção de aplausos da Câmara, conforme iniciativa dos vereadores Paulo Campos, Trevisan Jr., Fabrício Polezi e Ana Pavão foi entregue na manhã desta quinta (25)
Guarda Civil Municipal de Piracicaba recebe homenagens pelos 120 anos
De autoria dos vereadores Paulo Campos (Podemos), Laércio Trevisan Jr. (PL), Fabrício Polezi (Patriota) e Ana Pavão (PL), a moção 55/2023, de aplausos à Guarda Civil Municipal de Piracicaba, em comemoração aos 120 anos, foi entregue após reunião solene especial, ocorrida na manhã desta quinta-feira (25), nas dependências do Engenho Central, Teatro Erotides de Campos. A honraria foi entregue ao comandante Sidney Miguel da Silva Nunes.
O evento reuniu autoridades, representantes de entidades e organizações. Além de representações de cidades que integram a Região Metropolitana de Piracicaba, a exemplo de São Pedro, Leme, Rio Claro, Capivari, Charqueada e Elias Fausto.
O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner Oliveira (Cidadania) integrou o dispositivo de honra, ao lado do prefeito municipal de Piracicaba, Luciano Almeida, deputado estadual Alex Madureira (PL), o comandante Sidney Miguel da Silva Nunes, o juiz Rodrigo Paes, representando o Fórum de Piracicaba; tenente-coronel Silvia Andréia Mantoani, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior e o delegado Deinter 9, Kleber Antonio Torquato Altale.
Wagner Oliveira, o Wagnão falou da alegria em representar o Poder Legislativo, numa cerimônia tão especial, em que se evidenciam os 120 anos de bons serviços prestados pela Guarda Civil, no resguardo ao patrimônio público e amparo à população. "Agradeço pelo trabalho de vocês. Parabéns à toda Corporação", concluiu o parlamentar, que também reafirmou o fortalecimento de Piracicaba perante a Região Metropolitana.
O vereador Paulo Campos também evidenciou o trabalho da Guarda Municipal e, reafirmou a elaboração da moção como forma da Câmara contemplar a Corporação pelos 120 anos. "É merecedora da homenagem pela segurança que dá ao cidadão", concluiu o parlamentar, que também reconheceu a importância da Câmara avaliar o projeto do novo Estatuto da Guarda.
O vereador Fabrício Polezi, como um dos autores da moção que conferiu a honraria à Corporação também reconheceu o legado da Guarda Civil em Piracicaba. "Para mim é uma honra especial reconhecer a trajetória de uma Corporação que engrandece a nossa cidade. É como sempre digo, o nosso maior patrimônio é o nosso povo, sendo que a Guarda zela por todos nós. Por isso, merece todo respeito", considerou o parlamentar.
A vereadora Ana Pavão, que também assina a moção de aplausos, reconhece a importância da Câmara prestar esta homenagem especial, "principalmente pelo legado e atuação da Patrulha Maria da Penha, que tanto enobrece a nossa Guarda na defesa da população, principalmente na proteção das mulheres".
Também estiveram presentes na solenidade e reforçaram as felicitações pelos 120 anos da Guarda Municipal, os vereadores: Paulo Camolesi (PDT), Acácio Godoy (PP), Josef Borges (Solidariedade), Rai de Almeida (PT), Zezinho Pereira (União Brasil) e Pedro Kawai (PSDB). Além dos vereadores Antônio Moacyr Francetto Júnior (PSC), o Pássaro e Paulo Henrique (Republicanos), que enviaram representantes.
O prefeito Luciano Almeida encerrou a solenidade exaltando os 120 anos da Corporação e, anunciou já para os próximos 60 dias o envio à Câmara do novo projeto do Estatuto da Guarda Civil de Piracicaba, bem como também anunciou a elevação da Corporação para Guarda Metropolitana de Piracicaba, dado à liderança de Piracicaba perante as 24 cidades da região. O prefeito também anunciou a modernização da prefeitura por intermédio de um amplo plano de Carreira que em breve será enviado à Câmara.
O comandante da Guarda Municipal, Sidney Miguel da Silva Nunes fez um retrospecto da Corporação, nos 120 anos, que atualmente conta com 381 integrantes, sendo que hoje a entidade foca a modernidade, em equipamentos e amplitude no atendimento da população, além de resguardar o patrimônio público. O policial também apresentou dados que mostram o fim dos papéis, onde hoje 80% dos processos internos já não se utiliza de papeis e sim de processos informatizados.
O deputado Alex Madureira também enalteceu os 120 anos da Guarda, além de reforçar a disposição de luta por recursos. Além de considerar a garantia de viaturas para a Patrulha Rural e o direito animal, em iniciativa que contempla a luta da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos).
GUARDA - Guarda Civil Municipal de Piracicaba foi criada em 25 de abril de 1903. Possui sede própria, com departamento administrativo, planejamento, geoprocessamento de ocorrência, ouvidoria, assistência social, psicologia, secretaria, oficina e central de chamadas através de GPS, entre outros setores, em especial a Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico).
A Corporação atua na proteção de bens e serviços do município, bem como no patrulhamento preventivo, a exemplo da área escolar, pelotão ambiental, agrupamento rural, ronda ostensiva motorizada, canil e a banda de música, entre outros serviços na defesa do cidadão.