
08 DE ABRIL DE 2014
Moção de aplausos será entregue pelos 40 anos de existência da agremiação
De autoria do vereador Gilmar Rotta (PMDB), foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (7) a moção de aplausos 68/2014 ao Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Ekyperalta pelos 40 anos. Fundada em 21 de abril de 1974, já conquistou oito campeonatos do Carnaval de Piracicaba.
Na época que iniciou as atividades existia uma gincana promovida pela rádio Difusora que se chamava Escuderias. Eram grupos que competiam e, com isso, formaram as escolas se samba Zoom Zoom, Ekyperalta e Ekypelanca.
A escola de Sampa Ekyperalta é a mais antiga e tem como símbolo o Garoto Peralta, e as cores da escola são laranja, preto, branco, com sede na rua Afonso Fioravante, no bairro Jardim Eldorado.
O parlamentar ressalta que a escola de sambafoi uma das agremiações pioneiras, que deu oportunidade de participação maciça para a comunidade negra e minorias, sendo por isso, considerada como a “escola mais querida da cidade”.
Ekyperalta foi vencedora nos anos de 1977, 1979, 1980, 1985, 1987, ficando, em definitivo, com a posse do troféu Dr. Cássio Pascoal Padovani. Também obteve premiação não oficiais como em 1979 que recebeu o título de “Escola Mais Querida da Cidade”; em 1983 recebeu o Estandarte de Ouro, da Associação dos Profissionais da Imprensa e Rádio de Piracicaba. Em 1992, obteve o título de Campeã Popular em premiação do extinto jornal O Diário e Rádio Alvorada.
Atualmente, a diretoria é composta pelo presidente Cássio Marcelo Silveira, vice- presidenta Célia Regina de Almeida Leite Pereira, diretor de harmonia Paulo Ferraz, carnavalesco Vlademir Castilho, mestre de bateria Nisso, diretores de bateria Elcio/Gilson ABC, rainha mirim Laís Anastácio de Almeida, diretoria de destaque Noeli Cabanhã, coordenador comissão de frente e coreografo comissão de frente João Scarpa, secretaria Bruna Aline Anastácio e Vera Lucia, vice-presidente de finanças Sebastião de Almeida Leite, departamento jurídico João Carlos Carcanholo, diretor social Célia Regina de Almeida Leite Pereira, diretor de promoções e eventos Reinaldo Pousa, diretor de patrimônio Vitor de Paula, relações públicas Alexandre Neder e diretor de barracão Carlos ABC.
A Ekyperalta considera como presidente de honra Roberto Crivelari, como símbolo histórico de reconhecimento pelas lutas junto às escolas de samba.