
05 DE ABRIL DE 2014
Homenagem foi entregue durante solenidade na noite deste sábado, 5, no salão nobre “Helly de Campos Melges”
O advogado Gerson Marcelino recebeu na noite deste sábado, 5, o Título de Cidadão Piracicabano, proposta de iniciativa do ex-vereador Fausto Rocha, mas entregue pelo vereador Luiz Arruda (PV). Nascido em São Paulo, Marcelino veio a Piracicaba em 1993, onde adotou como terra natal. Exerceu a atividade de professor da rede pública na Escola Estadual “Hélio Penteado de Castro”, no bairro Parque Piracicaba.
Um ano depois, Marcelino ingressou na Faculdade de Direito e já há 12 anos é advogado militante na Comarca de Piracicaba. Casado com Jane Ignácio dos Reis Marcelino, tem forte atuação no meio político, enquanto professor era atuante na regional da Apeoesp, sindicato da categoria, e atualmente exerce papel de destaque na Comissão de Direitos e Prerrogativas da 8ª Subsecção da OAB/SP.
“Ser reconhecido como filho desta terra me enche de orgulho, alegria e gratidão. A duas pessoas está reservada a cidadania. Primeiro, a quem nasce; em segundo, aqueles que, por adoção, recebem o reconhecimento do Legislativo. (...) Creio eu a segunda é de maior comoção porque revela todo carinho e receptividade do povo nativo para aqueles que alcançam tão nobre homenagem”, disse Gerson Marcelino.
Ele lembrou as características de Piracicaba e destacou ser “motivo de orgulho” tornar-se cidadão piracicabano tendo como base o povo desta cidade, “que permanece com o falar interiorano, marcante, além de ter um rio que lhe empresta o nome”. “O meu sentimento, neste momento, é amplo, profundo e sincero”, disse Marcelino.
Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o vereador João Manoel dos Santos (PTB) destacou que a apresentação de um título representa o desejo de uma cidade inteira. “É um título muito importante, por isso quero parabenizá-lo, em nome dos 23 vereadores, e dizer que somos felizes porque mais um filho está sendo acolhido.”
O vereador Luiz Arruda (PV) destacou a relação estreita com o homenageado, “somos irmãos em Cristo”, disse, e elogiou Gerson Marcelino por ser uma pessoa “de muita integridade na sua formação como cidadão”, acrescentou o vereador. “Hoje é dia em que Deus marca na minha vida porque a gente tem o prazer de apresentar você como cidadão piracicabano”, finalizou o vereador Luiz Arruda.
Desembargador aposentado, o Otávio Helene Jr. discursou em nome dos amigos de Gerson Marcelino. “A cidadania de Deus, você já tem, hoje você é beneficiado com a cidadania de coração, esta tanto valiosa quanto aquela”, disse. Para Helene Jr., “ser cidadão é ter gesto amplo de solidariedade, e isso é o que faz este título de honra e você, com muito mérito, recebe. É uma imensa alegria a todos nós”, finalizou.
A irmã de Gerson, Erica Marcelino Zem, encerrou os discursos ao homenageado, com bastante emoção. “Você é uma pessoa de exemplo, e sempre esteve ao meu lado, por isso sou muito grata a você por tudo”, disse. “Você agora tem um novo titulo de cidadão, mas saiba, e nunca se esqueça, que você é um cidadão do Reino dos Céus.”
A solenidade de homenagem a Gerson Marcelino contou ainda com a presença do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), e do vice-presidente da 8ª Subsecção da OAB, Jefferson Goularte. Teve, ainda, a apresentação da cantora Talita Teixeira de Azevedo, acompanhada no violão por Reginaldo Alves. Eles interpretaram as músicas “Sonda-me, usa-me”, e “Halhelujah”.