PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE NOVEMBRO DE 2021

Fórum aborda o desenvolvimento do potencial turístico de Piracicaba


Vereador Josef Borges (Solidariedade) presidiu a primeira reunião do Fórum de Turismo Rural nesta terça-feira (9)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Primeira Reunião do Fórum de Turismo Rural

Primeira Reunião do Fórum de Turismo Rural
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Rose Massarutto, diretora de Turismo

Rose Massarutto, diretora de Turismo
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Josef Borges (Solidariedade)

Vereador Josef Borges (Solidariedade)
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Trevisan Jr (PL)

Vereador Trevisan Jr (PL)
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Nancy Thame, secretária de Agricultura e Abastecimento

Nancy Thame, secretária de Agricultura e Abastecimento
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Primeira Reunião do Fórum de Turismo Rural

Primeira Reunião do Fórum de Turismo Rural
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Fábio Lazzerini, doutor em geociência

Fábio Lazzerini, doutor em geociência
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (8 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Primeira Reunião do Fórum de Turismo Rural

Primeira Reunião do Fórum de Turismo Rural
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Primeira Reunião do Fórum de Turismo Rural



O potencial turístico de Piracicaba, o Turismo Rural realizado atualmente, a segurança da área rural, o êxodo urbano e a elaboração de políticas públicas permanentes para o desenvolvimento turístico do município nortearam as apresentações durante a primeira reunião do Fórum de Turismo Rural, realizada na manhã desta terça-feira (9), no plenário da Câmara Municipal.

O vereador Josef Borges (Solidariedade), que instituiu o fórum, presidiu a reunião. Participaram também o tenente-coronel Alexandre Luiz Bergamasco, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Piracicaba, o vereador Laércio Trevisan Jr (PL), César Siboldi, secretário municipal de Turismo de Águas de São Pedro, Nancy Thame, secretária  municipal de Agricultura e Abastecimento e a doutora em Turismo, Odaléia Queiroz, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, entre outras autoridades. 

Foram realizadas duas palestras. Na primeira, a diretora do Departamento de Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Rose Massarutto, apresentou os objetivos do governo municipal em relação ao turismo rural.

Ela disse que em Tupi, Tanquã, Santana e Santa Olímpia existem roteiros turísticos institucionalizados. Já em Ártemis, Tanquinho e Barreiro Rico há um grande potencial para  o desenvolvimento turístico e alguns projetos já estão acontecendo.

Rose Massarutto citou também as ciclorrotas turísticas como a Tirolesa, de Saltinho, Tanquinho e Jupiá-Artemis, que já contam com pontos de apoio. "O Turismo Rural já é uma realidade, mas muitos não conhecem. É importante a união de esforços do Executivo, Legislativo e da comunidade para traçarmos políticas permanentes, com olhar para o futuro e não somente para os próximos três anos", afirmou. 

O doutor em geociências, especialista em geologia médica e vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo (OMTh), Fábio Tadeu Lazzerini, discorreu sobre o turismo de saúde. Ele citou o potencial do Balneário Municipal de Água Sulfurosa em Artemis."A ideia é fazer banheiras de pedras, do tipo ofurô, com as pessoas deitadas na água sulfurosa, vendo o rio Piracicaba e agregando a terapia de saúde e paisagem", afirmou.

Nancy Thame elogiou a realização do fórum. "Essa possibilidade de diálogo, da soma de informações são fundamentais para que as políticas públicas aconteçam". Ela citou também o fenômeno do êxodo urbano. "Cada vez mais pessoas estão buscando uma vida mais tranquila, longe das cidades. Piracicaba tem uma essência raiz para isso e podemos colher esses frutos", afirmou.

Laércio Trevisan Jr lembrou da importância da segurança na área rural para a realização do turismo. "A presença da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal é importante e necessária. Na gestão anterior consegui duas viaturas para o patrulhamento rural e agora farei emenda para a Guarda Civil adquirir dois veículos. Não adianta ter projeto sem segurança", afirmou.

Odaléia Queiroz afirmou que o Conselho Municipal de Turismo está finalizando um projeto para o Governo do Estado incluir Piracicaba como Cidade de Interesse Turístico, para receber verba específica para isso. "Vislumbramos a possibilidade de sermos estância, com as águas sulfurosas de Ártemis", afirmou.

No final das apresentações, Josef Borges apresentou vídeos do turismo rural em Ártemis, com passeio de quadriciclo e balão. "São iniciativas privadas, que podem inspirar outros produtores rurais. Precisamos expandir para trazer mais pessoas, beneficiando todos", afirmou.

Ele afirmou que o fórum foi bastante produtivo, para reunir todas as informações necessárias para o desenvolvimento do potencial do turismo rural em Piracicaba. A próxima reunião do fórum acontecerá no início de 2022, em data a ser definida. 

 



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Turismo Josef Borges

Notícias relacionadas