PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JUNHO DE 2022

Fiel Torcida Piracicaba será homenageada pelos 33 anos de fundação


Requerimento 493/2022 é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua” e foi aprovado nesta segunda-feira (27)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento é de autoria da vereadora Silva Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua"






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou o requerimento 493/2022 que concede voto de congratulações à Fiel Torcida Piracicaba (FTP) pelos 33 anos de fundação. A propositura é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, e foi votado, na noite desta segunda-feira (27), durante a 28ª reunião ordinária. “Sou corintiana desde pequena e, para mim, é um orglho fazer parte deste time”, disse a parlamentar. 

Ela recordou que a FTP foi criada dentro sua casa. “Meu pai era muito corintiano e meu irmão fundou a subsede da Gaviões, em 1999. No início funcionava em nossa casa e depois passou a ter em outros locais”, ao enfatizar que a torcida organizou campanhas, como de arrecadação de agasalho e de brinquedos, Samba Solidário, entre outros. “É um movimento de resgate histórico e que continua com alguns trabalhos sociais nestes 33 anos”, disse. 

O vereador Acácio Godoy (PP) também declarou o voto ao requerimento 493/2022. “É uma questão quase sentimental, familiar”, destacou, “foram campanhas para os mais humildes e carentes que agora têm feito toda uma recuperação histórica e acaba recuperando um pouco de cada um de nós”, disse. “O empreendedor é massacrado por impostos e obrigações fiscais, mas, mesmo assim, encontra espaço para campanhas sociais”, disse.

HISTÓRIA  - A FTP - Fiel Torcida Piracicaba começou em meados de 1988 quando seus fundadores se conheceram e começaram a se reunir para acompanhar os jogos do Corinthians ainda pela TV na casa de Fernando Morales, mais conhecido como “Fedô”. Logo, a casa virou a Sede da Fiel de Pira (primeiro nome da torcida) e em 1989 quando os fundadores Alex Falcão Nani, Fábio Xavier de Moraes e Fernando Morales se tornaram sócios da Gaviões da Fiel, a FTP começou a representar os Gaviões da Fiel na cidade. A ideia sempre foi a de levar o nome do Corinthians em qualquer que seja o lugar, fazer uma torcida forte no interior e assim representar a cidade nos estádios do Brasil, além de ter um local para os corintianos se encontrarem e se organizarem.

A sede ficou em um quartinho dos fundos da casa durante seis anos (de 1989 a 1995), mas devido ao crescimento da torcida, em 1995, foi criado o primeiro Ponto de Encontro Oficial dos Gaviões em Piracicaba, funcionando de 1995 a 1997. Após uma pausa de um ano e meio, os torcedores voltaram a se reunir na casa do torcedor Fedô. E em julho de 1999, já com a experiência assídua de 10 anos de arquibancada, decidiram com o aval da diretoria dos Gaviões, abrir a primeira subsede de Torcida Organizada em Piracicaba, a Gaviões da Fiel Subsede Piracicaba, batizada de Rafael Nobre Genaro (Gordão), uma homenagem a esse torcedor corintiano que morreu em um trágico acidente de transito em 1998.

A subsede organizou 18 campanhas do agasalho, 16 campanhas contra a fome, 17 campanhas do brinquedo, 12 sambas solidários, sopão para moradores de rua no inverno, distribuição de doces e brinquedos no natal, aulas de xadrez, inclusão digital, bateria mirim e capoeira para crianças carentes, reggae do brinquedo, samba do cachorro, além de diversas oficinas e atividades em prol da sociedade como participação nas caminhadas pela PAZ, bingos beneficentes e campanhas contra drogas e violência e projeto de Coleta Seletiva de Lixo, inclusive recolhendo óleo de cozinha para ser reutilizado.

Voltado para o associado, foram realizadas atividades como a Noites da Picanha, Noites da Lasanha, Churrascão de Natal, Festas dos Aniversariantes do Mês, Festas Junina, Torneios de Truco, Bilhar, Tênis de Mesa, Pebolin, Futebol e o tradicional Amigo Fiel Secreto.

Atualmente, a FTP é um movimento de resgate ideológico denominado FTP Raízes, com encontros esporádicos para relembrar a grandiosa história, além de reunir toda a família corintiana para falar do Sport Club Corinthians Paulista.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas