PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE MARÇO DE 2023

Falta de qualidade do asfalto volta a ser questionada


Tema será novamente debatido na Câmara em audiência pública que será realizada nesta quinta-feira (16), às 14 horas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Em requerimento, vereador Thiago Ribeiro (PSC) questionou a prestação do serviço de tapa-buraco






O problema dos buracos nas vias públicas da cidade voltaram a gerar debate entre os vereadores, na 11ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (13). O tema foi abordado após a aprovação, em regime de urgência, do requerimento nº 152/2023, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), que solicitou informações ao Poder Executivo sobre os serviços prestados na operação tapa-buraco. A propositura foi aprovada por 12 votos favoráveis e cinco contrários. Os problemas na pavimentação asfáltica ainda voltarão a ser debatidos pelos vereadores em audiência pública marcada para a próxima quinta-feira (16), às 14 horas, no Plenário “Francisco Antônio Coelho”.

Ao declarar voto, Thiago Ribeiro disse que houve uma tentativa de barrar o requerimento pela base do governo ao articular os votos contrários. Ele disse ainda que, em relação aos pedidos de serviços nas vias públicas, a administração municipal atua com critérios políticos e não atende às solicitações feitas pela oposição. 

Outros vereadores aproveitaram o espaço para declarar voto. Josef Borges (Solidariedade) disse que já foram tapados mais de três mil buracos na cidade e que, por causa do período de chuvas intensas, grande parte do trabalho é perdida. Ele ainda defendeu que os vereadores devem buscar soluções junto ao Executivo em vez de apenas apontar erros.

Já o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Fala Pira, exibiu um vídeo em que o prefeito Luciano Almeida (sem partido) também reclamava dos buracos na cidade, durante o período eleitoral. “O prefeito está pagando a própria língua”, disse. O vereador Paulo Campos (Podemos) reclamou de retaliação por parte do Executivo aos vereadores de oposição. Ele disse que está há cerca de 20 dias tentando agendar uma reunião com o secretário de Obras, Paulo Roberto Borges. “Tudo o que se discute nesta Casa é em favor da população, é nossa prerrogativa cobrarmos. Se nós, com mandato, não estamos sendo atendidos, imagina a população. Todo requerimento é importante que se discuta. Se o vereador tem dúvidas, é um direito fazer o pedido de informações”, afirmou.

Objetivo - O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) argumentou que o requerimento é bastante objetivo e não haveria motivos para ser rejeitado. O vereador Acácio Godoy (PP) também relatou que teve uma visita do secretário de Obras ao Jardim Itapuã cancelada de última hora, o que ele acredita ser retaliação. 

Para o vereador Gilmar Rotta (PP), é um direito do vereador requisitar informações. “A Prefeitura conseguiu colocar alguém para contar que tem nove mil buracos na cidade, mas não consegue colocar gente para tapar”, colocou. “Toda sessão tem requerimento de asfalto”, lembrou o vereador Pedro Kawai (PSDB). “É a realidade, a população inteira está reclamando, as pessoas estão correndo riscos de acidentes, estão tendo prejuízos materiais”. 

Já o vereador Fabrício Polezi (Patriota) avaliou que o melhor é buscar manter um canal de diálogo aberto com as secretarias. “Está chovendo desde a virada do ano. Não é exclusividade de Piracicaba, é um desafio enorme para toda prefeitura. Há prioridade de demandas, um fluxo a ser seguido”, colocou.

Confira, no vídeo, nesta página, todas as declarações de voto dos vereadores.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Campos Pedro Kawai Cassio Luiz Acácio Godoy Josef Borges Thiago Ribeiro Fabricio Polezi

Notícias relacionadas