26 de outubro de 2018
Executivo retira projeto que extinguia Reciclador Solidário
PLC 19/2017 chegou a ser votado em primeira discussão, mas teve parecer contrário da Comissão do Meio Ambiente
O Executivo Municipal retirou da tramitação o projeto de lei complementar 19/2017, que extinguia a Cooperativa Reciclador Solidário, programa social que atua na coleta seletiva de resíduos residenciais. O PLC chegou a ser pautado na reunião ordinária em 18 de junho, porém foi reencaminhado à Comissão Permanente de Meio Ambiente, onde obteve parecer contrário.
De acordo com a vereadora Nancy Thame, presidente da Comissão de Meio Ambiente, o PLC continha várias temáticas no mesmo texto, envolvendo desde resíduos sólidos, passando pela coleta em condomínios e, ainda, a revogação da coleta seletiva, o que prejudicaria, principalmente, o Programa Reciclador Solidário.
“Quando observamos isso, nos reunimos por diversas vezes com o corpo técnico da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) até chegar a um entendimento de que não era pertinente ficar tantos temas no mesmo conjunto”, disse Nancy. A solução será o encaminhamento de projetos para votar mudanças pontuais, sem que ameace outros setores.
Nancy salienta que a possibilidade de vir pelo menos dois projetos no lugar do PLC 19/2017. “Não dá para misturar o plano de resíduo sólido e a coleta em condomínios”, disse. Ela enfatiza que a legislação precisa ser clara, para que não se crie dificuldade de entendimento e aplicação. “Se nem nós, como legisladores, estamos entendendo direito a lei, imagine o quanto isso criaria de problemas na hora da lei ser colocada em prática”, avalia.
HISTÓRICO – O PLC 19/2017 revogava “expressamente” os artigos 70 a 79 e 184 a 194 da Lei Complementar 251/210, os quais referem-se ao Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Domiciliares, conhecido como Reciclador Solidário. Devido a Mensagem Modificativa, encaminhada pelo Executivo, a Comissão de Meio Ambiente solicitou o texto para rever o parecer, que acabou sendo contrário.
Embora o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, tenha defendido que a supressão dos artigos não iria fazer extinguir o Programa, o qual, segundo ele, “seria ampliado”, a Comissão entendeu que a extinção dos artigos criaria uma fragilidade legal sobre a continuidade do programa instalado na cidade desde 2001.
A retirada do PLC 19/2017 acontece em um momento em que se discute a revisão do PMGIRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos). Na última quarta-feira (24), a Escola do Legislativo organizou, no Sesc Piracicaba, debate sobre o tema, com a presença de especialista, do Grupo Especial de Ddefesa do Meio Ambiente da Promotoria do Estado e de representantes da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 de setembro de 2025
11 de setembro de 2025
09 de setembro de 2025
08 de setembro de 2025