PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2020
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE SETEMBRO DE 2020

Ex-presidente da Câmara receberá Medalha de Mérito Legislativo


Projeto de decreto legislativo 14/2020 foi aprovado, durante reunião extraordinária, na noite desta quinta-feira (10)



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o advogado Antonio Messias Galdino receberá Medalha de Mérito Legislativo como reconhecimento pela sua atuação na Casa. O projeto de decreto legislativo 14/2020 foi aprovado, durante reunião extraordinária, na noite desta quinta-feira (10).

Natural de Piracicaba, Dr. Galdino, como é conhecido, era encarregado de cobrir as reuniões da Câmara por conta da sua atuação jornalística. Ao mesmo tempo, cursava a Faculdade de Direito na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), “o que me levou a ser o primeiro professor negro desta instituição, na escola técnica de Comércio Cristóvão Colombo e no Colégio Piracicabano”, recorda.

Exerceu o cargo de vereador de Piracicaba nos períodos de 1973 a 1978 e de 1979 a 1983. Neste tempo, passou por cargos importantes da Câmara, como a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Promoção Social, e presidiu a Casa entre os anos 1975 e 1979.

Em 1975, como o primeiro presidente negro da Câmara, Galdino concluiu o prédio sede do Legislativo. Instalou uma comissão de estudos que analisou a proposta de captar água do rio Corumbataí.

"Naquela época, o rio Piracicaba era muito poluído e a Câmara apoiou a proposta. O prefeito seguiu abrindo avenidas, trouxe a Caterpillar e nós, na Câmara, demos o aval. Lutamos para ter ligação DDD (Discagem Direta a Distância), porque uma ligação para São Paulo demorava seis horas para ser efetuada", lembrou.

Jornalista, advogado e professor, em 1988, Dr. Galdino publicou um livro com artigos que escrevera para o Jornal de Piracicaba em razão do Centenário da Abolição da Escravatura no Brasil.

Após o período como parlamentar, continuou atuando em cargos do Poder Legislativo Municipal. Nos anos de 2003 a 2005 e de 2007 a 2008, o Dr. Galdino foi diretor da Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores de Piracicaba, com a função de orientar, tomar conhecimento para exarar pareceres sobre os projetos elaborados pelos vereadores, analisar processos administrativos e verificar a legalidade perante à Constituição e demais leis. Cabe ao jurídico, também, atuar nos processos judiciais em defesa da Câmara.

Na época, o Departamento absorvia ainda os setores Consolidação das Leis e a Biblioteca Jurídica, com cerca de 1.600 exemplares, entre livros históricos, revistas jurídicas, atas oficiais, leis e decretos municipais.

Entre 2009 e 2012 foi secretário parlamentar e, a partir de 2013, passou a atuar como assessor parlamentar. Atualmente, exerce atividade de assessoria junto ao Gabinete do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP).

Sua trajetória é reconhecida, mas não isenta de discriminação. Seu avô paterno foi escravo da família Moraes Barros e o avô materno da família Costa Pinto. "A luta contra a discriminação é contínua. O Brasil ainda não está aberto à democracia racial. A esperança é essa nova geração que já está aí e tem muito menos preconceito", afirmou.

Em 2017, foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil – 8ª Subseção Piracicaba pelos relevantes serviços prestados à Advocacia. Em 2018, foi homenageado pelo Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir), pelo Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (CDCPN) e pela Prefeitura do Município de Piracicaba como uma das personalidades do Calendário Afro-Piracicabano 2019.

Dentre outros feitos e atividades, é sócio fundador da Associação dos Advogados de Piracicaba, da qual foi diretor, pertence à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 8ª Seção – Piracicaba, da qual foi secretário e membro do Tribunal de Ética e Disciplina por dois mandatos; é membro fundador do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), tendo participado de diversas diretorias; e integra a diretoria da Sociedade Beneficente 13 de Maio.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Legislativo

Notícias relacionadas