
09 DE MAIO DE 2023
Vereadora Silvia Morales participou do evento na sexta-feira
Na última sexta-feira (5), a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, participou da "Semana da Paz", realizada pela Escola Estadual "Pedro de Mello". A programação da Semana contou com vários encontros para discutir sobre temas da atualidade, como dependência química, racismo, intolerância religiosa, capacitismo e LGBTIfobia.
"A programação da 'Semana da Paz' foi muito bem trabalhada em sala de aula antes dos encontros com nossos convidados, e isso ajudou bastante para que os alunos pudessem se inteirar mais sobre as temáticas apresentadas", explicou o diretor Thiago Franco.
"Para falar sobre dependência química, convidamos o jornalista e radialista Tony Costa. O pai Ronaldo de Almeida Sango veio falar sobre intolerância religiosa. Luciano Alves de Lima, advogado e secretário da OAB, conversou com os alunos sobre racismo. Para finalizar a Semana, trouxemos a questão da LGBTIfobia, com a participação do professor Samuel Zanatta, que é coordenador pedagógico da Diretoria Regional de Ensino, do professor André Ramiro e do ator, diretor e professor Jhoão Scarpa, integrante do mandato coletivo A Cidade é Sua, que trouxe situações de sua vivência pessoal após a apresentação de um esquete teatral interpretado por Kadu Lima e Júlia Lara. Foi uma programação muito rica", comentou Thiago.
Segundo a coordenadora da unidade, Giovana Borba Annunciato, "o objetivo da Semana é despertar nos alunos a consciência sobre o papel de cada um para disseminar a paz, e não o ódio". Por isso, o slogan do evento foi 'A paz está em suas mãos'. Com isso, queremos mostrar que, de mãos dadas, somos mais fortes ainda e conseguiremos vencer essa onda de ódio que, infelizmente, tem crescido muito e causado várias vítimas fatais do preconceito, em especial as pessoas LGBTI", disse Giovana.
Silvia Morales elogiou a iniciativa da escola. "É de extrema importância esse trabalho que a escola está desenvolvendo. Aliás, o espaço escolar é um dos melhores lugares para se conversar sobre essas questões. Quero parabenizar o diretor Thiago, a coordenadora Giovana e toda a equipe escolar por essa iniciativa. A programação está muito potente e com temas superimportantes", destacou.
"Acredito muito numa frase do Nelson Mandela que diz que, se as pessoas aprendem a odiar, elas também podem aprender a amar. E, se não aprenderem a amar, nós ensinamos a tolerar", concluiu Thiago.
Ao final, alunas e alunos que foram os locutores do noticiário "Pedrão News" presentearam os convidados com livros feitos por eles mesmos e que contam a história do distrito de Tupi.