
28 DE AGOSTO DE 2019
Palestrante Osmar Ventris reuniu os alunos em uma roda de diálogo para que pudessem compartilhar suas experiência.
Atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (28).
Com abraços trocados entre os alunos, foi como a roda de diálogo Como Lidar com a Perda – Superação da Violência teve início na manhã desta quarta-feira (28), com o palestrante Osmar Ventris, por meio de programação da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba.
A roda de diálogo abordou as experiências vivenciadas pelos seus participantes, no qual eles compartilharam e somaram com as de outras pessoas. A abordagem deste encontro foi sobre os tipos de perdas que lidamos, em continuidade com as palestras do ciclo do projeto Cidadania: Convivência & Qualidade de Vida, promovida em parceria com o Instituto Pacto de Convivência.
“A perda não se refere só a alguém, também pode ser uma expectativa”, esclareceu Ventris. Segundo ele, a perda pode causar sensações que estão relacionadas ao emprego, ao amor e outros fatores que fazem com que os indivíduos se sintam de formas diferentes, geralmente, o sentimento de vingança ou revolta.
Osmar afirma que esse sentimento costuma gerar dois comportamentos: autodestruitivo ou construtivo.
A traição, por exemplo, foi citada pelo palestrante como uma sensação de impotência, humilhação – o que faz a pessoa se questionar o que pensam dela, e a perda da pessoa amada. “Às vezes perdoamos para ter a pessoa do nosso lado, fazendo nos passar novamente pelos mesmos sentimentos”, disse.
O evento também contou com a presença da vereadora Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do legislativo, que enalteceu o estabelecimento de espaços institucionais para se aproximar e ouvir mais a população.