23 de setembro de 2025

Equipe de basquete masculino sub-21 The River recebe moção de aplausos

Honraria foi entregue pelo vereador Felipe Gema na noite desta segunda-feira (22), no primeiro expediente da 52ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba

A equipe de basquete masculino sub-21 "The River" foi homenageada na noite da última segunda-feira (22) com uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Piracicaba. A honraria, entregue durante a 52ª Reunião Ordinária, foi proposta pelo vereador Felipe Gema (Solidariedade).

“A equipe de basquete masculino colocou a cidade de Piracicaba no lugar mais alto do pódio na 67ª edição dos Jogos Regionais, que aconteceram entre os dias 16 e 26 de julho de 2025, na cidade de Lins”, diz trecho da moção 198/2025, lida no plenário.

O texto ressalta que a equipe, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), representou a cidade na competição.

“A equipe é composta por atletas exclusivamente piracicabanos, o que demonstra a força da cidade nesta modalidade. Mais do que uma vitória no esporte, que enaltece o nome da nossa cidade, essa conquista representa o trabalho sério da equipe The River, incentivando que mais jovens pratiquem o esporte”, cita o documento.

Após entregar aos representantes do time o quadro alusivo à moção, Felipe Gema ressaltou: “Por incrível que pareça, temos dificuldade de quadras para treinar basquete aqui em Piracicaba. Então, a gente começou a ver que, de fato, o esporte que todos praticam com tanta gana e garra está muito distante”.

O vereador ainda frisou que, apesar das dificuldades, o esporte piracicabano, em diversas modalidades, tem obtido conquistas, e afirmou: “É isso que temos que mostrar. Que o incentivo não é só para o esporte, mas para a saúde, a educação, a cultura, tudo de forma integrada”.

O treinador André Rocha, que discursou em nome da equipe, agradeceu à Câmara pelo reconhecimento e destacou a importância do time para consolidar o nome da cidade no cenário do basquete brasileiro. No entanto, ele pontuou as dificuldades em obter apoio do poder público.

“Temos seis anos de existência e, nesse período, conquistamos 18 pódios. Desses, foram 16 finais e 10 títulos. Temos as categorias sub-18, sub-21, adulto e master. São categorias complementares às do Sesi, do Clube de Campo e da própria Selam, que atende até o sub-17. Até o ano passado, não jogávamos em Piracicaba, não tínhamos quadra para jogar aqui”, disse.

Ele acrescentou: “Mandávamos os jogos em Santa Bárbara e Americana. Nunca recebemos transporte público. Sempre fomos aos jogos por meio de rifas, patrocínios e verbas particulares, mesmo quando representávamos a cidade. Só começamos a ter incentivo quando, no ano passado, resolvemos colocar o [emblema do] XV aqui – que não tem nada a ver com futebol, é o basquete –, mas aí, sim, nos deram mais espaço e começaram a acreditar no nosso trabalho”.

André Rocha classificou a relação do time com a prefeitura como um “bom vínculo”. Contudo, sinalizou a necessidade de mais apoio, principalmente em relação ao transporte. “Não temos transporte. O último transporte do nosso time sub-18 foi conseguido por uma rifa que os pais fizeram, senão não conseguiríamos ir jogar. Além da destinação de verba, tem muita coisa que podemos fazer, muitos obstáculos que os senhores podem nos ajudar a remover, utilizando os recursos que a prefeitura já tem. Hoje, a Selam tem vans, tem ônibus... Por que não conseguimos ter mais acesso a esse tipo de recurso? Então, tem essas coisas para a gente resolver”.

O vídeo completo da entrega da moção pode ser revisto acima.

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS