05 de fevereiro de 2026
Enchentes e drenagem urbana dominam debates na 2ª Reunião Ordinária da Câmara
Requerimentos com pedidos de informações sobre obras de drenagem urbana estão entre as 43 proposituras aprovadas na reunião ordinária desta quinta-feira (5)
Os debates acerca das recentes enchentes que atingiram a cidade e as possíveis soluções para os problemas resultantes das fortes chuvas dominaram a 2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, nesta quinta-feira (5).
As discussões orbitaram em torno de quatro requerimentos propostos pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), aprovados em plenário, que pedem ao Executivo informações sobre prazo de execução de obras de ampliação da galeria pluvial e drenagem urbana em vias na região do São Dimas (59/2026); previsão de implantação de piscinões ecológicos e obras de drenagem no cruzamento das avenidas Armando de Salles Oliveira e 31 de Março (60/2026); troca da tubulação existente e implantação de novas bocas de lobo na Praça do Parafuso e imediações da Avenida Dr. Clemente Ferreira, na Vila Rezende (61/2026); e sobre cronograma para recolhimento de lixo e dejetos acumulados em vias, também no São Dimas (62/2026).
Debates - O parlamentar autor dos requerimentos destacou que o problema das enchentes em pontos específicos da cidade vem de longa data. Ele apresentou um histórico de ações e estudos realizados em anos passados, como a proposição de emendas no orçamento para remanejar verbas para obras de drenagem, que foram rejeitadas, e a estruturação de uma Comissão de Estudos na Casa para propor ações voltadas à resolução das enchentes na cidade.
“Entra prefeito e sai prefeito e não se resolve. É isso que nós escutamos, com toda a razão da população afetada pelas enchentes”, disse Laércio Trevisan Jr.
Ele, no entanto, cobrou ações da atual gestão municipal e disse que protocolou junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo uma ação de obrigação de fazer para que medidas sejam tomadas a fim de mitigar o problema.
Rai de Almeida (PT) também defendeu a importância dos requerimentos propostos, chamou a atenção para a importância dos debates relativos às mudanças climáticas e criticou alegações de que obras para evitar enchentes não foram realizadas por falta de recebimento de verbas federais.
A parlamentar ainda disse desconhecer a existência de projetos municipais protocolados em nível federal voltados à drenagem urbana: “esperamos que esses projetos sejam agilizados para que sejam executados, pois é a população que sofre todos esses prejuízos”.
Já Fabrício Polezi (PL) ponderou que o volume de chuvas registrado na última semana excedeu os parâmetros usuais, chegando em um dia a quase 70 mm de chuva em 40 minutos. “Foi uma das noites que mais choveu em Piracicaba nos últimos anos”, disse o parlamentar, que ainda apontou que a prefeitura realizou os reparos necessários na cidade de forma ágil.
Ainda segundo o vereador, há sim projetos protocolados pelo município junto ao governo federal que pleiteiam verbas para obras de drenagem urbana.
Para Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, o problema das enchentes é multifatorial e envolve a correta coleta de resíduos, a arborização, o planejamento urbano e o aumento da permeabilidade do solo.
“A população tem que fazer a sua parte, mas quando a gente vê lixo nas ruas, praças sem lixeira, a Rua do Porto sem lixeiras, é falta do poder público, sim”, disse.
A parlamentar ainda criticou a extinção do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba) na gestão passada e as recentes alterações administrativas na pasta do meio ambiente, que, segundo a vereadora, ficou “fragilizada, abaixo da Agricultura”.
Josef Borges (PP) também atribuiu ao grande volume das chuvas os problemas registrados em diversos pontos da cidade, mas destacou a prontidão do prefeito e secretários na mobilização de equipamentos para reparar danos.
“Nós vimos o prefeito pessoalmente empenhado, com os secretários, para poder rapidamente resolver os problemas causados pelas chuvas. No outro dia estavam lá os maquinários, como nunca houve. É um ponto positivo. Não se pode brincar com a natureza”, falou.
Ao discutir a propositura, Pedro Kawai (PSDB) defendeu a necessidade de ações voltadas a aumentar a permeabilidade do solo, tanto por parte do poder público quanto pela população, mas também apontou que as chuvas que atingiram a cidade condensaram em um curto período de tempo um volume muito grande de água.
Ele ainda sinalizou que há um protocolo do município pleiteando verbas federais para obras de combate às enchentes, mas que os recursos a ele direcionados foram inferiores aos solicitados e não mais a “fundo perdido”, potencialmente inviabilizando a sua execução.
“Passaram diversos prefeitos e os problemas continuaram. É um problema recorrente, e temos que fazer nossa parte e buscarmos soluções juntos”, disse Felipe Gema (Solidariedade) ao justificar seu voto favorável aos requerimentos.
Outras proposituras - Foram ainda aprovados na 2ª Reunião Ordinária outros 39 requerimentos, que abordam temas diversos como saúde, manutenção e gestão de espaços, prédios e serviços públicos, meio ambiente, tratamento de água e esgoto, zeladoria, concessão de honrarias e outros.
Os parlamentares também aprovaram o requerimento 8/2026, de autoria das vereadoras Rai de Almeida e Silvia Morales, que solicita a realização, no dia 3 de março, às 19 horas, de audiência pública para tratar do tema “Conselho Municipal de Cultura de Piracicaba”.
Outros dois requerimentos que solicitavam a realização de audiências públicas chegaram a ser pautados em regime de urgência.
O requerimento 70/2026, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que visa convocar audiência pública para tratar do Projeto Superação, voltado ao acolhimento de pessoas em situação de rua, e do repasse de verbas às Organizações da Sociedade Civil (OSCs), não foi votado devido ao término do tempo regimental.
Já o requerimento 81/2026, de autoria de André Bandeira (PSDB), que objetivava solicitar audiência para tratar do projeto de lei complementar 02/2026, encaminhado pelo Executivo e que tramita na Câmara, que “promove alterações relevantes na Lei Complementar nº 477/2025 – Código Tributário do Município", foi rejeitado.
Tribuna popular e entrega de moção - A Tribuna Popular desta quinta-feira (5) foi ocupada pela oradora Claudia Regina Coneglian, que abordou o tema “dificuldades e demandas do Bairro Parque das Águas”, destacando a busca por informações de moradores da região sobre o Projeto Superação, em especial das atividades e funcionamento do espaço conhecido como Mansão Rubi.
Também aconteceu durante o primeiro expediente da reunião ordinária a entrega da moção de aplausos 180/24, de autoria do vereador Fabrício Polezi, ao time de futebol americano “Cane Cutters”, pelo título do Campeonato Paulista de Flag Football Sub-16.
Reuniões Ordinárias - As reuniões da Câmara acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, no Plenário “Francisco Antônio Coelho”. São transmitidas ao vivo pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 digital, 4 da Net e 9 da Vivo), além do YouTube e Facebook. A partir das 20 horas, a transmissão também ocorre pela Rádio Educativa FM (105,9).
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
02 de fevereiro de 2026
15 de dezembro de 2025
11 de dezembro de 2025
04 de dezembro de 2025
