20 de janeiro de 2026

Em reunião, vereador aborda saúde mental, medicamentos e Farmácia de Alto Custo

Vereador Gustavo Pompeo (Avante) esteve, esta semana, na Secretaria Municipal de Saúde para esclarecimentos sobre demandas da população

Na tarde de segunda-feira (19), o vereador Gustavo Pompeo (Avante) esteve na Secretaria de Saúde para uma reunião voltada ao planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. O encontro teve foco especial nas pautas relacionadas à saúde mental, além de projetos, eventos, ações de prevenção e estratégias de conscientização e multiplicação de conhecimento sobre o tema junto à população.

Durante a reunião, o parlamentar também cobrou esclarecimentos sobre a falta de medicamentos em unidades de saúde e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). O secretário explicou que alguns itens que estavam em falta já foram adquiridos e estão em fase de distribuição, enquanto os poucos medicamentos ainda pendentes serão comprados de forma emergencial para suprir a demanda da população.

Outro ponto abordado foi a situação da Farmácia de Alto Custo, especialmente em relação ao número de servidores atuando no atendimento e à redução das filas. Segundo o secretário, nos últimos meses a demanda praticamente dobrou: a média diária de atendimentos passou de cerca de 400 para aproximadamente 850, o que resultou em um tempo de espera que chegou a até quatro horas. Com a identificação desse aumento significativo e após as cobranças feitas pelo vereador, o efetivo foi ampliado, reduzindo o tempo médio de espera para cerca de 20 a 40 minutos.

Também foi informado que houve tratativas com o Governo do Estado para ampliar o volume de medicamentos disponibilizados para Piracicaba, com o objetivo de acompanhar o crescimento da demanda registrado no município.

Como complemento, a Secretaria de Saúde esclareceu que a gestão da Farmácia de Alto Custo é de responsabilidade do Governo do Estado, cabendo ao município a função de intermediação. Ainda assim, diante do aumento expressivo no número de atendimentos, a Prefeitura decidiu reforçar o efetivo no local e intensificar o diálogo com o Estado para ampliar a oferta de medicamentos destinados à população.

O vereador destacou que tem acompanhado de perto as unidades de saúde dos bairros e as UPAs, observando o atendimento prestado e a evolução das demandas. “Vou continuar fiscalizando e acompanhando cada uma dessas questões. Tenho estado nas unidades para ouvir a população atendida e os funcionários públicos, a fim de entender, na prática, onde podemos avançar para melhorar o atendimento”, afirmou

Texto: Assessoria parlamentar
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583