26 de fevereiro de 2019

Em curso, assessores recebem qualificação sobre comunicação

Com o objetivo de ampliar o alcance das ações parlamentares, Mesa Diretora promoveu a capacitação

Texto: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Ampliar o alcance da atividade parlamentar, tendo maior eficiência na divulgação dos resultados em benefício da população, foi um dos objetivos do workshop Comunicação para Vereadores e Assessores, realizado nesta terça-feira (26), na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Ministrado pelo jornalista Sérgio Lerrer, do Portal Pro Legislativo, e pelo diretor de Assuntos Jurídicos da Câmara, Filipe Vieira, a capacitação foi promovida pelo Departamento de Comunicação e levou aos assessores ferramentas para contribuir para que os cidadãos tenham conhecimento mais amplo da atividade dos parlamentares.

Na abertura do evento, o presidente do Legislativo, Gilmar Rotta (MDB), lembrou do compromisso da Mesa Diretora, que assumiu em janeiro deste ano, em buscar a capacitação do quadro de servidores da Casa para melhorar qualidade no atendimento à população. “O volume de trabalho dos 23 gabinetes é intenso e esta produção nem sempre atinge a população e alcança aqueles que precisam deste trabalho”, disse o presidente.

Outro ponto destacado pelo presidente, e que estimulou a realização da capacitação, é o avanço das redes sociais como importante ferramenta para que o vereador divulgue o trabalho, mas que também a população fiscalize a atuação. “Não basta a Casa ser administrativamente transparente, cada gabinete também pode, e deve, atuar divulgando o trabalho dos vereadores e prestando contas à população", disse.

Lerrer trouxe experiências de várias cidades brasileiras, pontuando erros e acertos na execução do trabalho de comunicação em assessorias parlamentares. Também professor do IGAM (Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos), o jornalista expôs a importância da velocidade de transmissão da informação. “O mundo digital requer credibilidade e segurança nas informações. É uma conversa olho no olho, em que o cidadão espera ser convencido, esclarecido ou receber com clareza o que está buscando”, disse.

Já o advogado Filipe Vieira ateve-se aos cuidados da assessoria na divulgação dos vereadores, pontuando a diferença entre publicidade de atos administrativos e promoção pessoal. “Atuamos com o erário, numa estrutura regida pelos princípios da administração pública. Isso é essencial para que a comunicação seja feita de forma efetiva e legal.”

Revisão: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337