22 de agosto de 2025
Aprovado PL que obriga fornecimento de aparelho para monitoramento de diabetes
Aprovado em primeira discussão, projeto de lei de Ary Pedroso Jr. obriga a rede pública de saúde do município a fornecer o aparelho "FreeStyle Libre" ou outro similar
A Câmara aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei 152/2025, que obriga a rede pública de saúde do município a fornecer o aparelho "FreeStyle Libre", ou outro similar, para o monitoramento contínuo da glicemia de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) diagnosticados com diabetes mellitus.
Autor da proposta votada nesta quinta-feira (21), durante a 43ª Reunião Ordinária, o vereador Ary Pedroso Jr. (PL) justifica a medida pelo fato de hoje as pessoas com a doença enfrentarem "dificuldades com os atuais métodos disponíveis na rede pública".
"O aparelho recomendado consiste em uma nova tecnologia que captura as informações do sensor em um rápido 'scan' e as apresenta em gráficos e relatórios de fácil entendimento. Tal aparelho representa maior comodidade para o paciente, uma vez que não requer a punção capilar a cada medida de glicemia", explica o vereador, que também é médico.
"O sensor corresponde a um pequeno filamento estéril e flexível, com 5 milímetros de comprimento, que é inserido sob a pele, durando até 14 dias. É resistente à água e pode ser utilizado durante o banho, em piscina ou durante a prática de exercícios. O sistema não requer lancetas, gerando maior comodidade ao usuário", continua Ary Pedroso Jr.
O vereador ressalta que "o monitoramento constante da diabetes é uma das mais efetivas formas de prevenir o agravamento da doença e, consequentemente, evitar maiores prejuízos à saúde da população" e que a obrigatoriedade no fornecimento do "FreeStyle Libre" já é lei, por exemplo, em Mauá (SP), onde foi declarada constitucional pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
19 de agosto de 2025
19 de agosto de 2025
18 de agosto de 2025
18 de agosto de 2025