PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE DEZEMBRO DE 2021

Em ano de pandemia, Escola do Legislativo dobra participantes


Balanço de 2021 foi apresentado nesta segunda-feira (20)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 11) Salvar imagem em alta resolução

Reunião da Escola do Legislativo

Reunião da Escola do Legislativo
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 11) Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, diretora da Escola do Legislativo

Vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, diretora da Escola do Legislativo
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 11) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai (PSDB), coordenador da Escola do Legislativo

Vereador Pedro Kawai (PSDB), coordenador da Escola do Legislativo
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 11) Salvar imagem em alta resolução

Heliani Bertatto, conselheira

Heliani Bertatto, conselheira
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 11) Salvar imagem em alta resolução

Josué Adam Lazier, conselheiro

Josué Adam Lazier, conselheiro
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 11) Salvar imagem em alta resolução

Bruno Didoné, conselheiro

Bruno Didoné, conselheiro
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 11) Salvar imagem em alta resolução

Érica Dinis, secretária

Érica Dinis, secretária
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 11) Salvar imagem em alta resolução

Leila Ortolani, estagiária

Leila Ortolani, estagiária
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 11) Salvar imagem em alta resolução

Rafael do Nascimento Silva, estagiário

Rafael do Nascimento Silva, estagiário
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 11) Salvar imagem em alta resolução

Ana Júlia de Faria, estagiária

Ana Júlia de Faria, estagiária
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 11) Salvar imagem em alta resolução

Reunião da Escola do Legislativo

Reunião da Escola do Legislativo
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Reunião da Escola do Legislativo



Em um ano atípico, com a pandemia da Covid-19, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba teve que se adequar à nova realidade e os resultados foram os mais satisfatórios possíveis. O número de participantes praticamente dobrou em relação ao ano passado, com as atividades sendo realizadas exclusivamente on-line em 2021.

Em 2020, foram 3.347 inscritos e em 2021 esse número saltou para 6.874. Quanto aos participantes, foram 3.021 em 2020 e 6.202 participantes este ano. A atividade que contou com o maior público foi a oficina "Libras para atendimento na área da polícia", com 1.124 participantes. Este ano, foram emitidos 3.389 certificados, 84 atividades foram realizadas e 94 encontros.

Os dados foram apresentados em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (20), na Escola do Legislativo. O principal desafio no início da pandemia ano foi adaptar a Escola à nova realidade, já que as atividades eram realizadas somente presencialmente. Foi iniciado o processo de transição para as atividades on-line e em 2020 todas as atividades já foram realizadas exclusivamente on-line, por meio da plataforma Zoom e com transmissão pelo Youtube. Em 2021 todas as atividades foram exclusivamente on-line.

Outro dado apresentado na reunião de hoje foi sobre as horas totais das atividades, que somaram 212 horas e 30 minutos de cursos e palestras ministrados em 2021. Além disso, seis novas instituições firmaram parceria com a Escola do Legislativo este ano e outros 155 profissionais foram credenciados para palestras e cursos. 

A diretora da escola, a vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, afirmou que o sucesso está no perfil agregador da escola, que faz com que cada vez mais pessoas queiram participar dos encontros e também como palestrantes. "Todos nós gostamos do que fazemos, e isso é um dos nossos diferenciais para hoje sermos referência para outras Escolas do Legislativo", disse.

O vereador Pedro Kawai (PSDB), coordenador da Escola do Legislativo, destacou o fato da Escola ser apartidária. "Não é o vereador, não tem partido, a escola é institucional, é da Casa. Esse é o segredo do sucesso", afirmou. Ele também lembrou do desafio para o próximo ano, que será o de manter o crescimento dos participantes em um modo híbrido, já que as atividades voltarão a ser presenciais, on-line e presenciais com transmissão via Youtube. "Pode ser que, em um primeiro momento, o número de participantes caia, mas acredito que será um processo natural, de adaptação", afirmou.

Participaram também da reunião os conselheiros Josué Adam Lazier, Heliani Berlato e Bruno Didoné. Josué Adam Lazier destacou que a transição para o on-line foi fundamental para o aumento do número de participantes e parabenizou o comprometimento de toda a equipe que trabalha na Escola do Legislativo.

Heliani Berlato também ressaltou o sucesso do on-line, em 2021. "Com o comprometimento de todos, 2022 também será um sucesso", disse. Bruno Didoné comentou que no pior momento, no mais desafiador da pandemia, a Escola do Legislativo conseguiu superar as expectativas. "Acredito também que o fato da Escola ser da instituição, apartidária, é um diferencial", disse.

O vereador Josef Borges (Solidariedade), também conselheiro da escola, não pode participar da reunião e justificou sua ausência. A escola do Legislativo conta com o apoio da servidora Érica Cruz Dinis, secretária, e dos estagiários Ana Júlia de Faria, Leila Ortolani e Rafael do Nascimento Silva, que também participaram da reunião e foram os responsáveis pela elaboração do balanço das atividades. 



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo Legislativo Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas