PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE MARÇO DE 2024

Divulgação de lista com vagas em creches passa em segunda discussão


Vereadores comentaram sobre a alta demanda por vagas, principalmente em período integral; projeto segue para ser sancionado pelo Poder Executivo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Vagas disponíveis, listas de espera e ordem de classificação dos inscritos terão que ser divulgadas no site oficial do município






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, em segunda discussão, na 13ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (18), o projeto de lei nº 238/2023, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que torna obrigatória a divulgação das listas de vagas em creches no site oficial da Prefeitura. Com duas emendas da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), foi aprovada a nova redação da matéria, que deixam a regulamentação da propositura pelo Executivo.

O projeto dispõe que sejam divulgadas informações relativas ao número total de vagas disponíveis em cada creche e à quantidade de vagas ocupadas nas unidades e, também, que sejam apresentadas listas de espera com a ordem de classificação dos inscritos. Também devem ser apresentados os critérios para a concessão de vagas, com atualização periódica das informações.

Ao discutir o projeto, o autor lembrou o princípio da publicidade, previsto pela Constituição Federal. Destacou a facilidade que os pais terão ao consultar as listas e que a medida evitará casos como o de uma criança que perdeu a vaga porque a família não tomou conhecimento sobre a notificação para o preenchimento.

O líder do governo, vereador Josef Borges (Solidariedade), declarou voto favorável à matéria ao fazer a discussão. “É mais uma ferramenta que as mães vão dispor. Mas isso já existe. Todas as creches possuem o conselho de mães, que recebem a disponibilização das vagas e o critério para a seleção”, afirmou.

Acácio Godoy (PP), ao discutir a matéria, avaliou que transparência nunca é demais. Defendeu ainda que, dentre os critérios de definição das vagas, deve constar o trabalho da mãe, especialmente de vagas em período integral. O vereador Gustavo Pompeo (Avante) citou que o projeto amplia a divulgação das vagas, que já existe. “A vaga só é aprovada pelo conselho de cada escola, formado inclusive por pais, que junto com a coordenação são responsáveis por entregar a vaga a quem pleiteia”, colocou.

Paulo Campos (Podemos) lembrou que o direito à educação está previsto no artigo 208 da Constituição Federal. “É um projeto que atende a população. A informação que existe hoje no site é muito inócua, é muito vago”, salientou. A vereadora Rai de Almeida (PT) também falou sobre a relevância da matéria para dar transparência à sociedade. “Se temos os conselhos e os critérios, mas é importante dar publicidade à forma como se dá essa locação das crianças nas vagas escolares. Esse é um direito da criança, mas infelizmente não temos um número de vagas que atenda a todas as crianças”, disse.

Já o vereador Paulo Camolesi (PDT), ao discutir o projeto, lembrou a necessidade de também se discutir a implantação de creches para os idosos. O vereador Valdir Vieira Marques (Cidadania), o Paraná, relatou que a falta de vagas é um problema há anos. Lembrou a expansão da cidade e também da demanda. Pedro Kawai (PSDB), da mesma forma, declarou voto favorável ao projeto e apresentou dados sobre o aumento da demanda por vagas e disse que a construção de novas escolas não acompanhou esse crescimento.

O vereador Rogério Wolffe (PRD) contou que, em apenas 30 dias de mandato, já recebeu vários casos de procura por vagas em creches. “Desde 2015, a estimativa é de quatro a seis mil crianças nascidas em Piracicaba e nada de vagas nesses últimos anos”, colocou. Lembrou que as mães precisam de vagas em tempo integral porque muitas lideram as casas sozinhas e precisam trabalhar.

Na discussão, vários vereadores também lamentaram sobre o fim do programa Bolsa Creche, em 2017, que previa a distribuição de vagas na rede particular através de convênios com o município, para ampliar o atendimento da demanda. O projeto segue agora para ser sancionado pelo Poder Executivo.

Outras proposituras – A 13ª Reunião Ordinária terminou com mais um projeto de lei aprovado, em primeira discussão, nº 10/2024, de autoria de Laércio Trevisan Jr., que institui o Dia Municipal dos Veteranos das Forças de Segurança Pública no calendário oficial de eventos do município.

Foram ainda aprovados o projeto de decreto legislativo nº 1/2024, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (Podemos), que concede Título de Cidadão Piracicabano ao padre Andrés Alejandro Furlán e o PDL 5/2024, de autoria do vereador Fabrício Polezi (PL), que concede o Título de Cidadão Piracicabano ao padre Aramis Bastos da Silva.

Também foi aprovada a moção nº 34/2024, de autoria dos vereadores Thiago Ribeiro e Acácio Godoy, de aplausos aos 35 anos do PDB (Projeto Desporto de Base). Dentre os requerimentos, foi aprovado o nº 323/2024, de autoria de Trevisan Jr., que solicita ao Poder Executivo a realização de operação tapa-buracos na avenida José Trevisan, no bairro Sertãozinho.

As demais proposituras não foram deliberadas por falta de tempo. Confira, no vídeo, a íntegra da 13ª Reunião Ordinária.

 



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Sergio da Van Rogerio Wolffe

Notícias relacionadas