PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 1 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE OUTUBRO DE 2014

Dia do Torcedor Quinzista será celebrado todo ano, em 16 de novembro


Criação da data, que remete ao primeiro jogo disputado pelo time, em 1913, é uma iniciativa do suplente Luís Beltrame, ex-presidente do XV de Piracicaba.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Os fãs do XV de Piracicaba não vão comemorar mais somente gols, vitórias e títulos. A partir de agora, todo ano, em 16 de novembro, eles também celebrarão o "Dia do Torcedor Quinzista". A iniciativa partiu do suplente de vereador Luís Beltrame (PPS), autor do projeto de decreto legislativo 46/2014, aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (30).

Segundo João Luiz de Almeida, historiador do clube, foi nessa data, em 1913, que o time disputou sua primeira partida, já com a presença de torcedores e simpatizantes. A estreia nos gramados ocorreu um dia depois de o Esporte Clube XV de Novembro ser fundado.

Beltrame recorda que a saga dos apoiadores quinzistas remete ao início da década de 1910, quando marcavam presença no estádio "Roberto Gomes Pedrosa", apelidado de "Robertão, Panela de Pressão", que foi construído com a ajuda dos próprios torcedores, em resposta ao pedido feito pelo então prefeito Luiz Dias Gonzaga, para que a equipe pudesse jogar a primeira divisão estadual.

O suplente de vereador, que foi presidente do XV de Piracicaba, destaca que "é imprescindível frisar a importância que a torcida possui no futebol, quando o foco está voltado ao amor incondicional ao clube. O idealismo é o combustível de quem torce tanto para uma equipe e, muitas vezes, não consegue explicar o porquê".

"Os torcedores são como uma família e estão juntos nas vitórias e derrotas, unidos por um só grito, que é o melhor e mais original de um time de futebol do Brasil", afirma Trevisan. "Seja no estádio Barão da Serra Negra ou fora dele, seja "Esquadrão", "AR-XV", "Super Raça Quinzista", "Torcida São Dimas", "Torcida Unidas do XV", "Metal XV" ou o torcedor solitário, não importa: para os torcedores piracicabanos, o que importa é torcer pelo XV até morrer", completa o vereador.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Luís Beltrame

Notícias relacionadas