15 de agosto de 2025
Denominação de rua mantém viva a memória do professor João Marcos Thomaziello
Aprovado em primeira discussão, projeto de lei tem Thiago Ribeiro como autor e também é assinado por Trevisan Jr. e Silvia Morales
A Câmara aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei 132/2025, que denomina de "Professor João Marcos Thomaziello" a rua 4 do loteamento Spazio Filleti, no bairro Campestre. Deliberada nesta quinta-feira (14), durante a 41ª Reunião Ordinária, a propositura tem como autor o vereador Thiago Ribeiro (PRD) e também é assinada por Laércio Trevisan Jr. (PL) e Silvia Morales (PV).
João Marcos, que morreu em 15 de janeiro de 2023, foi professor e gestor em diversas escolas públicas de Piracicaba. "Apaixonado pela educação pública de qualidade, acreditava profundamente na formação de alunos autônomos, protagonistas de seu tempo, capazes de pensar criticamente, inovar e exercer sua cidadania de maneira responsável e transformadora. Esse ideal foi inspirado desde cedo por sua mãe, a professora de música Áurea Thomaziello, de quem herdou o amor pelo ensino e pela construção de uma sociedade mais justa", observa Thiago Ribeiro.
João Marcos iniciou sua trajetória na educação ao concluir, em 1986, o curso de magistério no Instituto de Educação Estadual Sud Mennucci. Foi professor dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas estaduais, como a "Dr. Jorge Coury", a "Dr. Luiz Gonzaga de Campos Toledo" e a "Dr. Moraes Barros", e também docente na formação de futuros professores no curso de magistério da Escola Estadual "Professor José de Mello Moraes".
Nessa época, concluiu a graduação em pedagogia, com especialização em administração escolar e supervisão escolar. Com isso, foi diretor nas escolas estaduais "Professor José Martins de Toledo", "Comendador Luciano Guidotti" e "Paulo Luiz Valério". Em 2010, foi designado vice-diretor da Escola Estadual "Honorato Faustino", cuja gestão, a partir de 2011, ele assumiu integralmente mesmo sem a criação formal do cargo de diretor, devido ao número reduzido de salas.
"Com liderança firme, sensível e inovadora, João Marcos transformou a unidade em referência de qualidade na rede estadual de ensino. Sua gestão era centrada no fortalecimento dos vínculos entre escola, família e comunidade, promovendo reuniões de pais com ampla participação, festas culturais, projetos de sustentabilidade e ações pedagógicas diferenciadas", aponta Thiago Ribeiro.
Os resultados da gestão de João Marcos na "Honorato Faustino" foram reconhecidos oficialmente, a exemplo da conquista, em 2016, como a melhor escola de ensino integral dos anos iniciais do Estado de São Paulo, com 100% de aprovação, 0% de evasão escolar e todos os alunos plenamente alfabetizados.
"Além dos resultados acadêmicos, seu legado inclui projetos reconhecidos pela comunidade, como a horta escolar, o viveiro de aves e o coral Escola em Canto, que enriqueceram o ambiente pedagógico e cultural da escola", diz Thiago Ribeiro, acrescentando que João Marcos foi secretário municipal de Educação na gestão Luciano Almeida.
Após a aprovação do projeto de lei 132/2025, o vereador agradeceu a presença dos familiares do homenageado no plenário da Câmara. "João Marcos era querido por todos nós: em todos os lugares por que passou, plantou a semente do bem."
Outros parlamentares também se manifestaram. "É importante reconhecer João Marcos e sua capacidade intelectual, operacional e administrativa, que levou a escola 'Honorato Faustino' a diversas conquistas. Uma pessoa dinâmica, com visão, e é uma felicidade ver seu nome reconhecido pela Câmara", disse Trevisan Jr.
Silvia Morales enalteceu a memória do homenageado, a quem chamou de "pessoa dinâmica e de caráter". "João Marcos transformou a educação por onde passou e sempre nos ouviu", pontuou Pedro Kawai (PSDB).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 de agosto de 2025
14 de agosto de 2025
13 de agosto de 2025
12 de agosto de 2025