PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE ABRIL DE 2022

"De prefeito, Thame se tornou um amigo", afirma ex-líder comunitária


Nancy Thame disse que uma das frases mais repetidas por Mendes Thame era: "Temos que olhar além do muro do quintal da nossa casa"



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Cortejo no carro do Corpo de Bombeiros

Cortejo no carro do Corpo de Bombeiros
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Mendes Thame

Mendes Thame
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Entrada da Câmara Municipal

Entrada da Câmara Municipal
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Salão nobre

Salão nobre
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Em frente à Câmara

Em frente à Câmara
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Entrada da Câmara Municipal



"De prefeito, Thame se tornou um amigo, um grande amigo". Foi assim que Creusa Ferreira Leite de Paulo, ex-líder comunitária, começou seu depoimento sobre o ex-prefeito e ex-deputado federal, Antonio Carlos Mendes Thame, que faleceu na manhã desta quinta-feira (28), aos 75 anos, e foi velado no salão nobre da Câmara Municipal.

Creusa afirmou que quando Thame foi prefeito de Piracicaba, entre 1993 e 1997, ele nunca deixava um líder comunitário sem resposta. "Era sim ou não, mas nunca ficava sem nos responder. Era uma pessoa muito simples, tratava todos de modo igual", afirmou. Mesmo na época em que Thame foi deputado federal, a amizade continuou. "Fui até Brasília, sem marcar com ele, e ele fez questão de me ver. Tenho uma foto com Thame no plenário da Câmara dos Deputados", contou emocionada.

Nancy Thame, ex-vereadora, atual secretária municipal da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) e viúva de Mendes Thame, confirma a fala de Creusa. "Ele era uma pessoa muito simples". Nancy contou que namorou Thame quando ela tinha 18 anos e algum tempo depois, em 1994, eles se reencontraram. Ela estava divorciada. "Em 1996 eu vim para Piracicaba com meus dois filhos do meu primeiro casamento, o Gustavo e a Natália", disse.

Da união dos dois nasceu Sofia. "Foram anos muito intensos, muito ricos ao lado dele", disse. "Temos que olhar além do muro do quintal da nossa casa", essa era uma das frases mais repetidas por Thame, segundo Nancy, que acrescentou que "ajudar o coletivo era o que mais lhe satisfazia".

Esse pensamento o acompanhou durante sua trajetória política. "Ele tinha paixão pela política, sempre dizia que se a política não servir para melhorar a vida das pessoas, não serve para nada", relatou Nancy.

Seu primeiro mandato como deputado federal foi entre os anos de 1987 e 1991, período em que atuou como Constituinte, sendo relator de vários capítulos, com o trabalho voltado para o idoso, energia limpa, regulamentação de profissões, entre outros. Foi um dos fundadores do PSDB e, em seu último mandato, estava no PV. 

Foram mais de 200 projetos na Câmara dos Deputados em Brasília, que até hoje repercutem. Um dos principais foi o que criou o MEI (Microempreendedor Individual). "Ele estava pensando em algo para quem mais precisa. Pensava que as pessoas continuavam na informalidade porque a lei não as atingia. Após muita dedicação, estudo, surgiu o MEI", contou Nancy.

Outro destaque na trajetória de Thame foi sua carreira como professor da Esalq/USP, onde conheceu Nancy. "Desde menino ele gostava muito de aprender, de estudar. O jeito que ele mais gostava se ser chamado era de professor", disse. Nancy e Mendes Thame ficaram casados por 25 anos. 

VELÓRIO - Um grande número de autoridades, inclusive de muitas cidades da região, entre elas deputados, vereadores, ex-vereadores e prefeitos, estiveram no velório de Thame para prestar condolências à família. Na quinta-feira (28), a mesa diretora da Câmara e os demais vereadores comentaram sobre o legado de Thame para o município e muitos estiveram presentes no velório.

Foram encaminhadas cerca de 80 coroas, houve momentos de oração, como com o Monsenhor Jorge Simão Miguel, padre emérito da igreja Imaculada Conceição, e, às 9h30 desta sexta-feira (29), após o velório, houve um cortejo com o carro do Corpo de Bombeiros até o Cemitério Saudades para o sepultamento.

 



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas