PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE ABRIL DE 2022

Vereadores lamentam o falecimento de Mendes Thame


Parlamentares expressam condolências a familiares e amigos do ex-prefeito e ex-deputado federal.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Mendes Thame durante participação em evento no salão nobre da Câmara, em 2008

Mendes Thame durante participação em evento no salão nobre da Câmara, em 2008
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Mendes Thame durante participação em evento no salão nobre da Câmara, em 2006

Mendes Thame durante participação em evento no salão nobre da Câmara, em 2006
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Mendes Thame durante participação em evento no salão nobre da Câmara, em 2006

Mendes Thame durante participação em evento no salão nobre da Câmara, em 2006
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Mendes Thame durante participação em evento no salão nobre da Câmara, em 2008



Vereadores manifestaram pesar pela morte de Antonio Carlos de Mendes Thame e condolências a familiares e amigos do ex-prefeito e ex-deputado federal. Mendes Thame, que faleceu na manhã desta quinta-feira (28), aos 75 anos, foi lembrado como "uma das mentes mais inteligentes", "referência intelectual" e "homem público exemplar" que "escreveu importantes páginas na história da política".

Os parlamentares também se referiram ao ex-prefeito e ex-deputado federal como "grande liderança política de Piracicaba", que "dedicou a vida toda à construção de uma sociedade melhor", que "desde sempre lutou por seus ideais", que "transformou a vida de milhares de pessoas" e que "sempre ponderava em ações que refletiam sobre o futuro da cidade", "buscando contribuir pela melhoria da qualidade de vida da população".

A trajetória e os projetos de Mendes Thame como deputado federal também foram lembrados, assim como a atuação docente. "Um professor exemplar" e "importante articulador político da região", cujas "ações parlamentares servem de inspiração a todos" e cujo "exemplo permanecerá como grande legado". Os vereadores expressaram "profundo pesar" pela "grande perda para Piracicaba" e palavras de conforto ao "coração de toda a família e amigos".

O corpo de Mendes Thame está sendo velado no salão nobre da Câmara desde as 15h desta quinta-feira —o funcionamento da Casa será até as 22h, reabrindo nesta sexta (29), às 6h. O cortejo sairá às 9h30 para o sepultamento, que acontecerá no Cemitério da Saudade. O endereço da Câmara é rua Alferes José Caetano, 834, Centro.

Leia, a seguir, as manifestações de pesar dos vereadores. Os 23 parlamentares foram contatados pelo Departamento de Comunicação Social (esta matéria será atualizada conforme novas manifestações chegarem à Redação).

Gilmar Rotta (PP), presidente da Câmara: "Ele sempre foi uma pessoa pensativa, não respondia ao léu, sempre ponderava em ações que refletiam sobre o futuro da cidade."

Acácio Godoy (PP), vice-presidente: "Em primeiro lugar, sentiremos a falta do homem, marido, pai de família que ele era e enviamos nossas condolências aos familiares. No aspecto público, perdemos o político, a mente brilhante, os trabalhos executados e a conduta exemplar, mas o exemplo, esse permanecerá como seu grande legado."

Ana Pavão (PL), primeira-secretária: "Hoje me despeço de uma das mentes mais inteligentes, um homem respeitável e um político exímio. Não é apenas Piracicaba que perde! Hoje nós perdemos um brasileiro que deixou um legado de vida na política."

Pedro Kawai (PSDB), segundo-secretário: "Foi uma liderança política marcante e um professor exemplar. Tenho muita gratidão por tudo o que Thame me ensinou na atividade pública. Ele deixa um legado para o Brasil."

Thiago Ribeiro (PSC), suplente da vice-presidência: "Meus sentimentos à família do ex-deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame, que foi também prefeito de Piracicaba e secretário de Estado. Thame foi um importante articulador político da região e um dos criadores do MEI (microempreendedor individual). Deixo aqui minha solidariedade à família, em especial à sua esposa, Nancy. Descanse em paz! Sentimentos."

Alessandra Bellucci (Republicanos), suplente da segunda secretaria: "Lamento a morte do ex-deputado e ex-prefeito de nossa cidade Mendes Thame. Somos gratos a ele pelos feitos por Piracicaba e pela preocupação com os animais, tendo sido presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Animais e propondo um projeto de lei com penas mais rígidas para o contrabando e tráfico de animais, enquanto deputado. Meus sinceros sentimentos a toda a família."

Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania): "É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do amigo Antonio Carlos de Mendes Thame, ex-prefeito e deputado federal por Piracicaba. Que o tempo possa trazer paz e que Deus alivie o sofrimento e a dor de toda a família e amigos. Dessa forma, manifestamos nossos sentimentos."

André Bandeira (PSDB): "É uma grande perda para Piracicaba e para todo o Brasil. Um homem que trabalhou e dedicou a vida toda, seja como professor ou como agente político, à população, à construção de uma sociedade melhor. Eu me recordo que, quando fazia parte da Juventude do PSDB, antes mesmo de ser eleito vereador, ajudado pelo Mendes Thame, organizamos um abaixo-assinado para a vinda da Fatec para Piracicaba e essa conquista foi muito satisfatória. Além de ele ter deixado a aprovação da Lei do Microempreendedor Individual. Que Deus abençoe a família e conforte o coração deles neste momento."

Anilton Rissato (Patriota): "Ele foi referência intelectual no setor sucroenergético, grande referência na política por sua conduta ilibada. Thame foi um homem sério, dedicado, competente e muito querido, vai deixar sua marca para a cidade de Piracicaba. Que Deus conforte o coração da senhora Nancy Thame, de toda a família e amigos. Meus mais sinceros sentimentos."

Ary Pedroso Jr. (Solidariedade): "Manifesto meu sentimento de pesar aos familiares e amigos pela passagem do professor Antonio Carlos de Mendes Thame, ocorrido nesta cidade na data de hoje. Thame foi um homem público exemplar que deixou sua marca e legado como prefeito de nosso município de 1993 a 1996, secretário de Estado do Governo de São Paulo, deputado federal por sete mandatos, além de lecionar muitos anos na Esalq-USP. Um grande amigo que fará falta e deixará saudade em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo."

Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL): "O vereador Cássio Luiz Fala Pira e equipe manifestam profundo pesar pelo falecimento do senhor Antonio Carlos de Mendes Thame, ex-deputado federal e ex-prefeito de Piracicaba. Oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos. Por mais verdadeiras e bonitas que possam ser as palavras usadas neste momento, nunca serão suficientes para expressar nosso agradecimento por tudo que o estimado representou à população piracicabana. Muito obrigado por tudo."

Gilmar Tanno (PV): "Lamentamos a passagem do prefeito e deputado Mendes Thame (PV), que deixa um legado pela sua história na vida pública e dedicação às causas nobres, sempre buscando contribuir pela melhoria da qualidade de vida da população, atuando junto às causas ambientais, de preservação e bom uso da água, entre outros projetos de enorme importância. Que a família seja confortada e amparada por Deus."

Gustavo Pompeo (Avante): "Gostaria de prestar minhas condolências para a família e amigos do senhor Mendes Thame, que foi um homem que escreveu importantes páginas na história da política e de nossa querida cidade. Eu nasci durante a gestão do senhor Thame, no seu segundo ano como prefeito de Piracicaba. Sei de suas lutas e do político que foi. Como vereador, estou tendo a oportunidade de trabalhar com sua esposa, a senhora Nancy, e expresso meus mais sinceros sentimentos a ela pela perda."

Josef Borges (Solidariedade): "Piracicaba perde uma grande referência política. O ex-prefeito, ex-deputado federal por sete mandatos e ex-secretário estadual de Recursos Hídricos de São Paulo, Antonio Carlos de Mendes Thame, atuou intensamente pelo desenvolvimento do município e por questões importantes para toda a população do país, como foi com a criação do MEI (microempreendedor individual). Sua história, sua trajetória pessoal e política, suas ações parlamentares servem de inspiração a todos. Lamento sua passagem e deixo minhas condolências à sua esposa, Nancy Thame, à sua filha, Sofia, e a todos os familiares e amigos."

Paulo Camolesi (PDT): "Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito Antonio Carlos de Mendes Thame. Ele foi uma grande liderança política de Piracicaba, representando nosso município em todo o país. Em nome de todos que integram meu mandato, apresentamos nossas condolências, pedindo a Deus que conforte o coração de sua esposa, nossa secretária Nancy Thame, familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, os consolem e lhes deem serenidade para superar a ausência no plano terrestre do nosso ex-prefeito."

Paulo Campos (Podemos): "É com profundo sentimento de pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado federal e ex-prefeito Mendes Thame, nesta quinta-feira, 28 de abril. Durante os anos na política, exerceu aquilo que sempre pregava e transformou a vida de milhares de pessoas. Na certeza de que este grande homem já está na graça de Deus, deixo minha solidariedade à família e aos amigos."

Paulo Henrique (Republicanos): "É com grande sentimento a perda de uma pessoa ilustre, que desde sempre lutou por seus ideais, pelo povo, por Piracicaba e pelo Estado de São Paulo. O sempre deputado federal Mendes Thame deixou seu legado na Câmara dos Deputados e em nosso município, representando o povo piracicabano com dignidade e presteza."

Rerlison Rezende, o Relinho (PSDB): "É uma grande perda para Piracicaba, um político que foi respeitado e que se tornou referência pelo seu legado. Meus sentimentos à família."

Zezinho Pereira (União Brasil): "Sabemos que qualquer palavra neste momento será insuficiente, mas acreditamos que Deus proporciona consolo, paz e alívio para o sentimento de dor que toda a família e amigos estão passando. Cremos que 'na Casa do Pai há muitas moradas, pois Jesus veio preparar um lugar' (Jo 14:2) e que toda a família está sendo acompanhada pelo Espírito Santo e Deus dará força, conforto e providenciará todas as coisas. Neste simples gesto, quero dirigir uma homenagem e uma simples mensagem de esperança, para que Deus conforte o coração de toda a família e amigos."



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918 Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Vereadores Câmara André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas