PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE NOVEMBRO DE 2022

Datas comemoradas em novembro são destacadas por vereadora


Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, falou sobre datas importantes celebradas em novembro



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua






As datas importantes comemoradas durante o mês de novembro foram destacadas pela vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, durante a sua fala na tribuna "Ditinha Penezzi", na 60ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (21). "Além da Proclamação da República, dia 15 de novembro é também dia nacional da Umbanda. No dia 15 tivemos encontro proporcionado pela Armapir que reuniu 12 terreiros", disse.

Já o dia 16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância. "Na Escola do Legislativo trouxemos a professora Marilda Soares para uma palestra sobre o tema. Vivemos num momento de intolerância política e religiosa e é importante parar e respirar sobre isso", disse.

Por último, Sílvia falou sobre o dia 20 de novembro, em que se celebra o dia da Consciência Negra. "Meu avô materno era negro. São mais de 130 anos de abolição da escravatura. 54% da população brasileira é negra e no dia 20 se celebra também a morte de Zumbi dos Palmares. Importante refletir e reparar a contribuição da população negra, em relação a história, cultura e religião", afirmou.

APARTE - O vereador Acácio Godoy (PP) comentou sobre solenidade no Teatro Erotides de Campos, missa com a pastoral afro e na sequência uma sessão solene, todas alusivas do dia da Consciência Negra. "Na missa tivemos pastores evangélicos, líderes de matriz africana, e o padre fez uma celebração. E tem gente que diz que não precisa dessa data, mas ela é fundamental", afirmou.

Em seguida, Silvia citou algumas pessoas  negras que foram homenageadas pelo mandato coletivo, sendo eles: Maria Araújo, Paulinho Veríssimo, Ditinha Penezzi e Harold. "Temos que reconhecer o movimento negro", afirmou.

"Temos quatro vereadores negros e são 17%, se a população negra é de 54% ainda temos que avançar", completou Silvia, que também falou sobre palestra que será promovida pela Escola do Legislativo sobre racismo, na próxima sexta-feira (24), pelos vereadores Cássio Luiz Barbosa, o Cassio Fala Pira (PL) e Acácio Godoy (PP).

No final, para elucidar sua fala, Sílvia apresentou parte de um vídeo dos Racionais MC, com dados sobre o racismo no Brasil e a morte de Marielle. 

Confira a fala completa da vereadora no vídeo anexo.



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas