05 de agosto de 2025
Curso aborda organização de eventos legislativos municipais
Primeiro encontro foi ministrado por Lúcia Helena Gonçalves e destacou o planejamento, leis e habilidades interpessoais
Nesta segunda-feira (4), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba promoveu o primeiro encontro do curso “Organização de Eventos Legislativos Municipais”, que tem como objetivo capacitar servidores e interessados na área de eventos com conteúdos teóricos e práticos. Lúcia Helena Gonçalves, profissional do setor de Cerimonial do Departamento de Comunicação da Câmara, com mais de 38 anos de experiência na área, ministrou o encontro.
Ela destacou a importância estratégica dos eventos no contexto legislativo. Segundo ela, além de fortalecer a imagem institucional da Câmara, os eventos aproximam o Poder Legislativo da comunidade, promovem a transparência e permitem a valorização da cultura e da identidade local.
A palestra foi enriquecida com a exibição de um trecho do filme Vatel – Um Banquete para o Rei, que serviu de metáfora para ressaltar o papel fundamental do planejamento na organização de eventos. Lúcia reforçou que imprevistos são inevitáveis, mas podem ser minimizados com atenção aos detalhes, uso de checklists e backups: “Um bom evento é aquele em que ninguém nota o esforço que houve por trás. Tudo flui como se fosse natural”.
Ela também abordou o perfil ideal do organizador de eventos legislativos, que deve aliar competência técnica, conhecimento institucional e habilidade para lidar com diferentes personalidades. “Costumo dizer que pessoas que trabalham com eventos têm que ter voz forte para lidar com os egos dos outros, e com os nossos próprios”, afirmou.
Entre os pontos levantados, a palestrante ressaltou a importância de dominar as leis federais, estaduais e municipais, além de conhecer o regimento interno da Câmara. “É fundamental entender o espaço institucional onde o evento acontece, para planejar com inteligência e respeito”, explicou.
Outro destaque da apresentação foi a sensibilidade necessária para equilibrar tradição e inovação nos eventos. Lúcia sugeriu a inclusão de elementos culturais locais, como música ao vivo e roteiros personalizados, sempre com responsabilidade e dentro dos limites do cerimonial público.
Por fim, a palestrante compartilhou orientações práticas sobre classificação dos eventos, definição de homenageados, escolha de datas e locais, além do uso adequado de materiais gráficos, convites e registros audiovisuais.
O encontro foi veiculado pelo Youtube e o próximo será realizado no dia 18 de agosto. A iniciativa faz parte do programa de formação continuada oferecido pela Escola do Legislativo, com o objetivo de qualificar servidores e servidoras da Casa e ampliar o conhecimento sobre práticas institucionais que valorizam o serviço público.
Para assistir o curso na integra basta clicar neste link.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
11 de julho de 2025
02 de julho de 2025
02 de julho de 2025
26 de junho de 2025