PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE SETEMBRO DE 2020

Coordenador do Comdef aponta demandas para melhorar acessibilidade


Wander Viana Santos participou de live do Programa Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução




“Infelizmente o município tem muito que evoluir ainda em relação a inclusão e acessibilidade”, afirmou Wander Viana Santos, pessoa com deficiência visual total e coordenador do Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência). Ele abordou o tema “A luta das pessoas com deficiência” na live do Programa Parlamento Aberto desta sexta-feira (25), última live da série sobre acessibilidade.

Para Wander Viana, o Brasil tem uma das legislações mais modernas do mundo para as pessoas com deficiência, no entanto, “muito precisa ser aplicado”. Segundo ele, as leis municipais que tratam sobre a pessoa com deficiência são muito antigas e precisam ser modernizadas. “Se formos falar de serviços públicos, não temos políticas públicas no sentido de atender as pessoas com deficiência enquanto pessoas, na saúde, no transporte”, criticou, ao citar a falta de políticas públicas para as pessoas com deficiência em Piracicaba.

De acordo com o entrevistado, hoje a demanda de políticas públicas para as pessoas com deficiência é muito grande e o principal ponto de reivindicação do Comdef é ter algo no governo, que faça a interlocução entre a sociedade e o Executivo, para dar atenção exclusiva e direta a elas. “A gente está apresentando essa demanda desde 2015, fizemos um projeto completo com tudo, quem sabe um dia alguém aprova”, informou.  

Para o coordenador do Comdef, os maiores obstáculos para acessibilidade em Piracicaba são o transporte e a saúde. Segundo ele, falta acessibilidade no transporte público pois o Projeto Elevar atende só um tipo de pessoa com deficiência e está defasado. Segundo ele, falta acessibilidade também na saúde já que nem todas as Unidades de Saúde estão totalmente acessíveis. “Precisa desse olhar, essa parte de inclusão e acessibilidade está ficando para trás", afirmou.  

Em setembro, o Comdef enviou uma carta aberta à população e aos candidatos a prefeito e vereador elencando todas as demandas consideradas urgentes e importantes a serem implantadas na política pública municipal para inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência. De acordo com Wander Viana, a carta foi escrita para a sociedade e os próprios candidatos “saberem que há uma demanda”.

SETEMBRO VERDE E AZUL – Durante o mês de setembro, a Câmara de Vereadores de Piracicaba realizou, em parceria com Comdef e com o Grupo Libras Piracicaba e Região, o “Setembro Verde e Azul”. No evento, a Câmara fez entrevistas com convidados que abordaram temas relacionados com luta pela acessibilidade das pessoas com deficiência, altas habilidades, transtornos do desenvolvimento, bem como as atividades da comunidade surda.

Para Wander Viana, o “Setembro Verde e Azul” trouxe uma abertura para sociedade enxergar a diversidade da pessoa com deficiência e não apenas as deficiências. “Estamos realizando um marco pra Piracicaba com isso, um novo significado que trouxe tudo isso que nós vivemos esses dias”, elogiou. Na live, o coordenador do Comdef também elogiou o projeto Câmara Inclusiva, projeto do programa Parlamento Aberto que objetiva ampliar a participação das pessoas com deficiência nas atividades do Legislativo. 

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto. As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Parlamento Aberto Câmara Inclusiva

Notícias relacionadas