28 de março de 2018
Comissão do Meio Ambiente recebe secretário para detalhar 2 projetos
José Otávio Mentem, da Sedema, tratou de proposituras em tramitação na Casa
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara recebeu na manhã desta quarta-feira (28) o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Mentem, para detalhar o PL (projeto de lei) 52/2018, sobre o protocolo de intenções que o município pretende celebrar com o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), e o PLC (projeto de lei complementar) 19/2017, que estabelece critérios para a elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
No caso do PLC 19/2017, em tramitação na Casa desde 7 de dezembro, sua aprovação é necessária para que o município se adeque à legislação federal, de 2010. Entre outras coisas, a medida prevê regras para a geração, armazenamento, coleta e destinação dos resíduos sólidos no município, aplicáveis aos pequenos e grandes geradores domiciliares, além dos serviços de saúde.
Já o PL 52/2018, encaminhado à Câmara pelo prefeito Barjas Negri (PSDB) em 23 de fevereiro, o objetivo é que o município celebre contrato de consórcio público com a Consimares, que trabalha com a gestão integrada dos resíduos urbanos gerados nos municípios de Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré. Com isso, a Administração Municipal se comprometeria a contribuir com o rateio anual de R$ 8.000.
Em função da complexidade das medidas previstas em ambos os projetos, os vereadores Nancy Thame (PSDB), que preside a Comissão, além de Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), membro, e Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS), relator, enviaram ofício à Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) com pedidos de informações técnicas.
Segundo a vereadora Nancy Thame, a reunião com o secretário Mentem serviu para que os parlamentares o indagassem sobre como será a gestão dos resíduos, a utilização do aterro na cidade, o pagamento à Consimares, os municípios envolvidos, entre outras questões.
“Expusemos a ele a importância de o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos estar em sintonia com o Plano de Educação Ambiental, que está sendo elaborado. O encontro foi produtivo e várias dúvidas foram esclarecidas. A função da comissão é a de questionar, de dialogar e aprimorar as discussões, especialmente quando temos dois projetos de extrema relevância ao município”, classificou Nancy.
A vereadora acredita que após a aprovação dos projetos é imprescindível que a Administração Municipal desenvolva ações de conscientização com a população. Ela disse, inclusive, que o secretário Mentem adiantou a intenção de construir material didático para atingir maior número de pessoas na cidade. "Normalmente, esse conteúdo tem uma linguagem técnica e é preciso que se construa um material em que a linguagem contribua para o entendimento de todos."
Mesmo com a reunião com o secretário Mentem, a comissão necessitará que a Sedema encaminhe formalmente a resposta ao ofício enviado no último dia 26, com prazo de até 15 dias, para que depois sejam emitidos os pareceres.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
16 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025
10 de setembro de 2025
09 de setembro de 2025