23 de maio de 2024
Cidadão Piracicabano: músico Maikão Araki recebe Título nesta sexta
Homenagem proposta pela vereadora Rai de Almeida acontece às 19h30, no Salão Nobre da Câmara
A Câmara Municipal de Piracicaba realiza nesta sexta-feira (24), às 19h30, reunião solene para entrega do Título de Cidadão Piracicabano ao músico Maicon Faquim Araki, o Maikão, um dos líderes do grupo Baque Caipira e integrante do grupo de samba de lenço Mestre Antônio Carlos Ferraz de Piracicaba. A homenagem acontece no Salão Nobre Helly de Campos Melges, por força do decreto legislativo 3/2024. A iniciativa é da vereadora Rai de Almeida (PT).
Músico, baterista, multi-instrumentista, cantor e compositor, Maikão nasceu em 11 de janeiro de 1987, em Miguelópolis (SP). É descrito pela vereadora Rai como um "forte caldeirão sonoro mestiço de ritmos populares brasileiros, jazz, música instrumental, afrobeat, pop e música caipira".
De origem humilde, Maikão teve influência musical de seu pai, Washington Araki, um lavrador que sempre gostou de música. Aos 13 anos, veio morar com o irmão mais velho em Piracicaba, onde vendeu picolé, foi garçom, trabalhou em lava-jato e até em oficina de carros.
Integrou a banda “Jamaiscando”, de reggae, a Orquestra Vintena Brasileira, Big Band Pira Jazz, o grupo Porto Maracatu, a banda Zaíra, entre outros.
Ele estudou no Conservatório de Tatuí e também é autor do EP intitulado "Ascender". Sua trajetória inclui experiências em diversos palcos e colaborações com vários artistas, entre eles Francisco, el hombre, Yusa, Stive Smith, Otto, André Abujamra, entre outros. Além de sua atuação como músico profissional, se dedica a trabalhos voluntários.
A solenidade é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canais 11.3 UHF, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo) ou pelas redes sociais YouTube e Facebook.
NOTÍCIAS RELACIONADAS