PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE NOVEMBRO DE 2022

Ciclo de palestras aborda saúde animal e promove arrecadação de ração


Vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) visitou unidades de ensino na primeira semana da iniciativa "Pit-Stop nas Escolas".



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Alunos do Instituto Baroneza de Rezende

Alunos do Instituto Baroneza de Rezende
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Alessandra Bellucci e o cachorro Thor

Vereadora Alessandra Bellucci e o cachorro Thor
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Alessandra Bellucci e o cachorro Thor

Vereadora Alessandra Bellucci e o cachorro Thor
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Alunos do Colégio Épico participaram da palestra

Alunos do Colégio Épico participaram da palestra

Estudantes da unidade do Sesi Piracicaba participaram da palestra nesta sexta-feira

Estudantes da unidade do Sesi Piracicaba participaram da palestra nesta sexta-feira

Vereadora Alessandra Bellucci e o cachorro Thor

Vereadora Alessandra Bellucci e o cachorro Thor
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Alunos do Instituto Baroneza de Rezende



Com o objetivo de abordar assuntos relacionados à causa animal, o gabinete da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) promoveu, entre quarta e esta sexta-feira (18), um ciclo de palestras em escolas do município com o tema "O bem-estar animal".

O evento faz parte do "Pit-Stop Solidário da Ração", integrado ao programa "Potinho Cheio", também organizado pela vereadora, com o intuito de arrecadar alimento para cães e gatos resgatados das ruas. Em quatro edições, o programa já arrecadou 25 toneladas de ração. Nesta edição, a ação passou a se chamar "Pit-Stop nas Escolas".

"O projeto 'Potinho Cheio' nasceu da necessidade de alimentar centenas de animais abandonados, e os pedidos de ajuda para ração são constantes em nosso gabinete. Dessa vez, a arrecadação será em diversos colégios e finalizada com uma grande festa", disse a vereadora.

A quinta edição será concluída em 10 de dezembro, na avenida Renato Wagner, com uma festa promovida com o apoio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, da Agropecuária do Mané e do delegado Bruno Lima. "Nesse dia, acontecerá uma série de atividades, como música, brinquedos infláveis, cãominhada e feira de adoção", explicou.

Na quarta-feira (16), a primeira escola a receber a parlamentar e sua equipe foi o Instituto Baroneza de Rezende, onde Alessandra se reuniu com alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

O Colégio Épico foi a segunda unidade de ensino a participar do evento, na quinta-feira (17). Na ocasião, a vereadora se encontrou com as turmas da escola, localizada na região de Santa Teresinha, em dois períodos. Uma palestra aconteceu na parte da manhã e outra, à tarde, com a participação de alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e, posteriormente, estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Aos presentes, Alessandra discorreu sobre sua história de vida e lembrou que, aos sete anos, já chamava a atenção de seus pais na preocupação com o destino de animais que não tinham um lar. "Hoje é minha missão", relatou a parlamentar, ao destacar a importância de alimentar e retirar das ruas animais doentes e abandonados, situação em que "se torna primordial a participação de cada cidadão", além do papel do Poder Público e da iniciativa privada perante as entidades e as organizações da sociedade.

"Se cada um der um pouco de ração, isso vai ajudar muito", alertou a parlamentar, que na sequência apresentou diversas imagens, mostrando a transformação de animais que foram recolhidos das ruas em degradantes estados de abandono e, depois de alimentados e cuidados, "nem de longe lembram aquele animal maltratado que foi um dia".

Diversos alunos se manifestaram durante e após as palestras, registrando as mais variadas experiências que já tiveram ao socorrer, ganhar ou presentear alguém com um animal de estimação. Rafaela Souza Viana, do 2º C, fez questão de compartilhar a alegria de ter acolhido em casa Moana, sua cachorrinha de estimação. Em seguida, Adriana Alves, diretora do Colégio Épico, enalteceu o trabalho de Alessandra em prol dos animais.

Nesta sexta-feira (18), a palestra aconteceu no teatro da unidade do Sesi Piracicaba e foi acompanhada por alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Aos presentes, a parlamentar apresentou seu cachorro Thor, resgatado por ela de maus tratos.

"Vocês estão vendo como ele anda? Isso foi porque ele foi atropelado por negligência das pessoas que cuidavam dele. Hoje ele mora comigo, faz bagunça como qualquer outro cachorro e é muito feliz", contou Alessandra.

A vereadora também apresentou para os jovens outros casos de animais que passaram por maus tratos, desde agressão até privação de comida, mas que, após uma adoção responsável, puderam se recuperar. "Infelizmente, não é sempre que chegamos a tempo; em muitos casos, quando recebemos o chamado e vamos a campo averiguar, esses animais acabam morrendo."

Para a aluna Eloisa Ferreira Lopes, do 8º B, a palestra foi necessária para criar um pensamento coletivo em ajudar os animais. "Gostei muito, acho importante que a gente pense em ajudar os animais, pois eles também precisam de nós", disse.

Lívia Stabelin ressaltou que ter um animal traz um bem-estar também para o ambiente de convívio. "Na nossa escola temos dois mascotes, o Sansão e a Princesa, que foram resgatados pela vereadora Alessandra e que agora moram aqui. Nós, os alunos, nos organizamos para passear e brincar com eles, e isso torna o dia mais agradável", pontuou.

Ao todo, participam do "Pit-Stop nas Escolas" dez escolas particulares. Segundo Alessandra, "a ideia é sensibilizar os alunos e seus familiares, com reflexo em toda a sociedade e com perspectiva de que as futuras gerações possam crescer se despertando para a necessidade de cuidados com os animais".

Participam da campanha as unidades de ensino COC, Sesi 85, CLQ, Anglo, Colégio Épico, Instituto Baroneza de Rezende, Vivo Metropolitano, Liceu e Berçário Acalanto.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939 Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Causa Animal Alessandra Bellucci

Notícias relacionadas