PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE AGOSTO DE 2020

Cerimonial e protocolo: Curso mostra como adequar eventos à pandemia


O diretor do Departamento de Relações Públicas e de Cerimonial da Câmara, Luciano Jr., destacou a importância dos eventos virtuais na quarentena



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Curso foi realizado on-line, nesta quarta-feira (26), e está disponível no canal do Youtube da Escola do Legislativo





O mercado de eventos foi um dos principais setores impactados pela pandemia do novo coronavírus. Diante deste cenário, eventos virtuais tornaram-se necessários. Em curso on-line promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, nesta quarta-feira (26), o diretor do Departamento de Relações Públicas e de Cerimonial da Câmara, Luciano Jr., mostrou como adequar o cerimonial às normas da pandemia, juntamente com as principais formalidades e regras de cerimonial e protocolo adotadas nos eventos públicos e privados no país.

“Nós nunca imaginaríamos que poderíamos fazer uma solenidade virtual em que o homenageado recebesse a homenagem virtualmente na casa dele, e quem está homenageando, o mestre de cerimônias e a equipe realizassem o evento de locais diferentes”, afirmou Luciano Jr. Para o palestrante, realizar eventos virtuais foi o jeito encontrado para “celebrar” com mais segurança. Ele destacou que muitas pessoas começaram a trabalhar de formas diferentes com a pandemia, utilizando-se do remoto e do virtual.

No curso on-line, Luciano Jr. apresentou algumas práticas que devem ser adotadas para o seguimento de eventos durante a pandemia. Manter o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas nas filas de acesso ao evento, evitar credenciamento no balcão para não causar aglomeração, assentos com pelo menos um metro de distância entre si, local específico para descarte de máscara, sanitários com torneiras, toalhas de papel e saboneteiras automáticas, e a proibição da oferta de alimentos e bebidas foram exemplos citados pelo palestrante.

Além dos novos métodos adotados em eventos por causa da pandemia, no curso "Cerimonial e Protocolo Público", transmitido via plataforma Zoom e simultaneamente pelo canal do Youtube da Escola do Legislativo, Luciano Jr. apresentou as principais características dos eventos presenciais, virtuais e híbridos. Também foram abordadas a organização, planejamento, execução de solenidades e acontecimentos; ordem de precedência nas esferas municipal, estadual e federal; posição de bandeiras; execução de hinos; símbolos nacionais; receptivo e protocolo (como receber); plano e composição da mesa; formas de tratamento e trajes.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas