10 de outubro de 2025
Casa do Produtor Rural recebe moção de aplausos pelos 20 anos de fundação
Homenagem foi entregue pelo vereador Trevisan Jr. (PL)
A Casa do Produtor Rural, desenvolvido junto a Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo) recebeu a moção de aplausos 180/2025 pelos 20 anos de história e fundação. A moção foi entregue na noite desta quinta-feira (9), na 57ª Reunião Ordinária de 2025.
A iniciativa da homenagem é do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). No plenário, ele parabenizou o projeto e o trabalho realizado na produção, pesquisa e estudo na área da agronomia. “Quando se fala em agricultura, se fala em produção. E o Brasil é muito rico, muito produtivo, inclusive na exportação. Dizer que a pesquisa, o estudo na área da agronomia é muito importante que haja, principalmente essa colaboração com os demais órgãos, instituições de toda a sociedade, em um todo, não só no Brasil, o Estado de São Paulo. Então, parabenizo a vocês pela essa data, 20 anos, e parabenizo pelo trabalho realizado”, afirmou.
A moção foi recebida pela coordenadora do projeto, Marcela Matavelli, a presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, Sônia Maria de Stefano Piedade, e a chefe administrativa do serviço SVCEx (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ), Wanda Zambello.
“A casa do produtor é um projeto de sucesso com certeza, senão não completaria 20 anos. E eu tenho que agradecer, desde seus idealizadores e todos os docentes que por ali passaram, e a equipe do serviço, junto com os alunos que por ali passaram, essa escola, esse projeto é de sucesso, é um dos projetos de sucesso da escola e hoje sendo reconhecido. Eu tenho só que agradecer, reconhecer e firmar o compromisso de que nós vamos continuar esse projeto, tocando esse projeto”, declarou Sônia Maria de Stefano.
Inaugurado no dia 03 de junho de 2005, o projeto Casa do Produtor Rural (CPR) é um Centro de Atendimento da Esalq/USP, onde exerce seus projetos na transferência do conhecimento agronômico à comunidade rural, de forma clara, dinâmica e objetiva.
O Projeto tem o objetivo de apoiar produtores rurais nas mais diversas áreas, usando a extensão rural para seu desenvolvimento. A Casa do Produtor Rural oferece orientação técnica ligada à pesquisa e ao ensino, focado no fortalecimento do agricultor tanto na produção quanto no agronegócio. Atua na disseminação de conhecimentos, introdução de novas práticas e na formação de produtores qualificados para a agricultura.
Tem a missão de tornar acessível e útil as inovações e pesquisas desenvolvidas na Esalq a todos produtores rurais, contribuindo assim para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas agrícolas em todo o país.
Também executa o Projeto SolidarEsa, em parceria com alunos, docentes, profissionais do setor e empresas, unindo ação social com agricultura sustentável, já tendo doado mais de 20 toneladas de alimentos.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
10 de outubro de 2025
10 de outubro de 2025
09 de outubro de 2025
07 de outubro de 2025