PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE MARÇO DE 2019

Capitão Gomes faz levantamento histórico para defender o Semae


Relator da Comissão de Estudos do Semae, Capitão descreve problemas desde a administração do ex-prefeito Mendes Thame (PSDB) em decorrência da estação do Piracicamirim



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Capitão Gomes faz levantamento histórico para defender o Semae

Capitão Gomes faz levantamento histórico para defender o Semae
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Capitão Gomes faz levantamento histórico para defender o Semae

Capitão Gomes faz levantamento histórico para defender o Semae
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Capitão Gomes faz levantamento histórico para defender o Semae






O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), ao ser entrevistado no Programa Primeiro Tempo, da TV Câmara, na noite de ontem (7), em conversa com o jornalista Martim Vieira discorreu sobre a trajetória histórica, ainda na gestão do prefeito Antonio Carlos de Mendes Thame (PSDB) e também de Humberto de Campos (PSDB), nos problemas em decorrência da Estação de Esgoto do Piracicamirim, onde por força da Promotoria do Meio Ambiente, o município fez grandes investimentos no tocante ao tratamento de esgoto, em termos de contratos assumidos depois pelo ex-prefeito José Machado (PT), quando, em 2008, se anunciou a meta dos 100% de esgoto tratado em Piracicaba para 2012.

Na primeira gestão do prefeito Barjas Negri (PSDB) ao assumir o governo, foi constatado a impossibilidade de assumir estes acordos com vistas ao ano de 2012, sendo que foi estabelecido um novo acordo, surgindo a parceira público privado, onde apareceu a Ares PCJ sendo que neste período apenas 36% do esgoto era tratado. 

Em 2016, por ocasião da Comissão de Estudos do Semae, onde na época também se falava na criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), Capitão Gomes fala na condição de relator destes trabalhos técnicos, em relatórios que estão aí para todos verem. 

Capitão reforça que em 2016 eram tratados 96% do esgoto coletado em Piracicaba. E, que atualmente a cidade está no rol das cidades que tratam em 100% o seu esgoto. Também considerou áreas invadidas e outros locais em que a prefeitura está impedida de atuar, por serem locais ilegais. A expectativa é que com o passar do tempo, a exemplo da Comunidade Portelinha, o município vá regularizando estas áreas e, garantindo melhoramentos básicos. 

Sobre a dívida do Semae, na ordem de 27 milhões de reais, divulgada pelos meios de comunicação da cidade, a exemplo do Jornal Gazeta de Piracicaba, o vereador Capitão Gomes informou que os estudos da Comissão também já abordavam estas questões, que incidem sobre o valor correto cobrado para se fazer o tratamento da água. 

Capitão Gomes também mostra que todo o aparato e recursos arrolados por 30 anos à Águas do Mirante, depois ficarão com a cidade. 

Capitão Gomes ainda reiterou seu voto contra a CPI do Semae, além de enfatizar que não acredita em CPIs. E, citou os seus cinco mandatos como vereador para reafirmar que nunca viu o resultado de uma CPI, sendo que ela não tem o poder de punir ninguem. "Ela dá holofote, faz um barulho, um carnaval danado. Mas, punir, o que é bom, nada", disse o parlamentar que ainda defendeu o preço da água cobrada em Piracicaba, como uma das mais baixas da região, do estado e no Brasil. 

Capitão Gomes encerrou suas considerações relembrando da luta em defesa de nosso petróleo, da época do ex-presidente Getúlio Vargas, para dizer que "o Semae e nosso", onde temos que defender esta bandeira. Capitão ainda disse que tem uma emenda de sua autoria, inserida na Lei Orgânica, que proíbe a prizatização do Semae. 

O momento da Campanha da Fraternidade no Brasil, onde coloca a política em elevado nível foi um dos assuntos que o vereador Capitão Gomes explorou para concluir a entrevista, no sentido de que o ser humano se volte mais para Deus, para viver em harmonia. 

 

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Comissão de Estudos Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas