PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE DEZEMBRO DE 2019

Capitão Gomes contesta alteração de características de zoneamento


Vereador ocupou a tribuna da Câmara durante a 19ª reunião extraordinária, na noite desta segunda-feira (9).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), criticou a Emenda 15, depois substituída pela 24, ao projeto de lei complementar 12/2019, do Executivo, que trata do PDDP (Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba). A preocupação do parlamentar é que a proposta pode criar insegurança para proprietários de imóveis em ZUPA (Zonas Urbanas de Proteção da Paisagem) ao criar corredor comercial de baixo impacto. 

“Há um conflito (dentro desta questão) e a primeira parte desta emenda abre caminho para que todas as ZUPAs do Município tenham suas restrições cassadas, ou seja, qualquer pessoa poderá montar um negócio em qualquer lugar onde seja ZUPA e o encarregado da Prefeitura será obrigado a emitir o alvará”, disse, ao ocupar a tribuna da Câmara durante a 19ª reunião extraordinária, na noite desta segunda-feira (9). 

Ele relatou que, quando chegou em Piracicaba, nos anos 1970, a região do bairro Cidade Jardim tinha grandes casas, “mansões, bonitas”, enfatizou, e ninguém, naquele período pensava que ali poderia ser um corredor comercial, “mas eu entendo que as famílias mudaram, os filhos foram embora e a casa grande fica vazia, mas a gente precisa decidir sobre isso”, destacou. 

O problema, na opinião do vereador, é que a emenda cria a possibilidade de incluir corredor comercial em todas ZUPAs, atingindo regiões como o bairro Nova Piracicaba, Santa Cecília, Chácara Nazareth, Santa Rosa, entre outros. 

“Eu entendo que a Emenda 24 cria, inclusive, possibilidade de mexer até mesmo com condomínios fechados”, acrescentou. “Por isso, eu defendo que seja rejeitada”, disse, ao incluir também a Emenda 14, que propôs a criação de corredor comercial em vias públicas do bairro Santa Rosa. 

A Emenda 14 foi rejeitada, mas a 24 foi aprovada, por 11 votos a sete.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Plano Diretor Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas