PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE ABRIL DE 2023

Câmara rejeita comissão de estudos sobre transgressões do prefeito


Proposta para analisar eventuais irregularidades do chefe do Executivo foi derrubada por 10 votos a 9, na 22ª Reunião Ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Trabalhos aconteceram no Plenário Francisco Antonio Coelho






A Câmara rejeitou, por 10 votos a nove, o projeto de resolução 12/2023, que tentava instituir uma comissão de estudos para avaliar problemas aos bens municipais e eventual transgressão do prefeito Luciano Almeida (sem partido) em respostas evasivas de pedido de informações e cópias de documentos.

Autor do projeto, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). solicitou que a votação fosse adiada por uma reunião ordinária, enquanto o vereador Josef Borges (Solidariedade) defendeu a apreciação já nesta sessão. O plenário deliberou, por 10 votos favoráveis e oito contrários, pela manutenção da votação ainda nesta segunda-feira (24), na 22ª reunião ordinária. O texto estava em redação final e havia sido aprovado em discussão única pelos parlamentares no último dia 17.

A proposta era que a comissão de estudos avaliasse o teor evasivo das respostas do Executivo aos pedidos de informações e requerimentos elaborados pela Câmara. A mesma comissão teria a finalidade de apreciar a situação de abandono de imóveis públicos municipais. Ela seria composta por três membros, com prazo de 90 dias para concluir os trabalhos e elaborar relatório final.

Ainda em redação final, os vereadores aprovaram por 14 votos a quatro o projeto de resolução 16/2023, que alterou o Regimento Interno da Câmara quanto ao tempo de falas dos vereadores nas reuniões ordinárias. O texto é de autoria de Gustavo Pompeo (Avante).

Por 16 votos favoráveis e três contrários houve aprovação em regime de urgência (e em segunda discussão) de dois projetos de lei: o 38/2023, que autoriza o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) a desmembrar e desincorporar área de imóvel no Capim Fino para futuro desmembramento de lotes industriais; e o 42/2023, com 16 votos a favor e um contra, para a criação de cargos de agente de abastecimento na prefeitura.

Ainda em regime de urgência foram deliberados favoravelmente os requerimentos 336/2023, de Gustavo Pompeo (Avante), com pedido de informações sobre mudança de via de mão dupla para via de mão única na rua Pedro Habechian, no Jardim Itapuã; e o 342/2023, de Pompeo, Paulo Campos (Podemos) e Antonio Moacyr Francetto Junior (PSDB), o Pássaro, para realização de audiência pública para discutir as moradias populares das áreas institucionais. Além disso, foi aprovada em urgência a moção de repúdio 57/2023, de Gustavo Pompeo, à postagem da professora Lorena Santos sobre o "look especial" do "Dia do Massacre".

Os parlamentares derrubaram o parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) ao projeto de lei 152/2022, da vereadora Silva Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua, que autoriza o Executivo a instituir o Programa Municipal de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Com isso, a propositura segue em tramitação na Casa.

Também foram aprovados dois projetos de resolução, quatro moções e 11 requerimentos. Todos os projetos em primeira e segunda discussões deixaram de ser apreciados nesta segunda-feira, por falta de tempo regimental. Foi adiada por uma reunião ordinária a votação ao projeto de decreto legislativo 2/2023, da vereadora Ana Pavão (PL), para concessão do Título de Piracicabanus Praeclarus a Klever José Coral.

No início dos trabalhos, a Tribuna Popular teve a participação dos munícipes Valéria Capis da Cruz e Sidivaldo Airton Cancilliero, que abordaram, respectivamente, problemas relacionados às áreas próximas ao loteamento Campos do Conde, no Jardim Eldorado, e ao loteamento Jardim Monte Feliz, no Água Branca.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro Pássaro

Notícias relacionadas