10 de outubro de 2025

Câmara reconhece mérito esportivo de atleta PCD

Requerimento de congratulações concedido pelo vereador Pedro Kawai exalta o exemplo de superação de Ana Cristina Hanada

A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), no requerimento de congratulações 1140/2025, parabeniza a atleta piracicabana Ana Cristina Hanada, pelo exemplo de superação e conquistas no esporte como representante PCD (Pessoa com deficiência).

A entrega da honraria aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), no salão nobre da Câmara, em ato solene conduzido pelo cerimonialista Marcelo Bandeira.

O vereador Pedro Kawai parabenizou a atleta e falou da felicidade da Câmara em ver que Ana Cristina usa o esporte como exemplo de superação, numa área que edifica a educação e formação das crianças e dos adolescentes. "Que o seu exemplo seja usado por outras pessoas que também tenham passado por problemas, assim como você", destacou o parlamentar ao enaltecer a atleta. 

Em agradecimento à comenda recebida, Ana Cristina destacou que o esporte "salva vidas", sendo que a partir do esporte ela também conheceu outras pessoas, que tinham depressão, usuários de drogas e outros problemas, onde muitos ao conhecer a força do esporte saíram desta condição. "As competições estão me fazendo muito feliz e, também estou bastante honrada em receber o reconhecimento da Câmara", finalizou a atleta, na defesa de qualidade de vida e inclusão.

Diagnosticada com glaucoma aos 30 anos, a confirmação foi um baque, que desencadeou um sério quadro de depressão em Ana Cristina. E, passados 10 anos do diagnóstico, a paixão pelas corridas começou.

Inspirada por amigos que participavam da modalidade, ela percebeu que o esporte poderia ser uma ferramenta para dar uma reviravolta nas dificuldades que enfrentava. Atualmente, participa de provas em Piracicaba e em São Paulo, a exemplo da 99ª Corrida Internacional de São Silvestre, que reuniu cerca de 37.500 participantes, onde cruzar a linha de chegada já representou uma vitória pessoal e a superação de seus próprios limites.

 

Texto: Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583